SAÚDE

UEM terá verba para quimioterapia e nutrição parenteral

Convênio assinado na terça-feira, em Curitiba, entre a Universidade Estadual de Maringá e o Ministério da Saúde, permitirá que a UEM receba da União o repasse de R$ 120 mil para a construção de um espaço destinado à instalação do serviço de quimioterapia e de nutrição parenteral.

O prédio que vai abrigar os serviços será construído ao lado do Hemocentro Regional de Maringá como parte do projeto de Terapia Celular e do projeto do Centro de Alta Complexidade em Oncologia.

Além da quimioterapia e da nutrição parenteral, primeira etapa das obras, o prédio vai abrigar o ambulatório de hematologia e o hospital no qual serão realizados os transplantes de medula óssea, conforme prevê o projeto de terapia celular.

Também como parte dos dois projetos, o laboratório de imunogenética será transferido do campus da UEM para o Hemocentro Regional e o Hospital Universitário deverá ser credenciado para fazer cirurgias oncológicas.

A assinatura do convênio para a liberação dos R$ 120 mil para a UEM ocorreu na Divisão de Convênios do Ministério da Saúde, na capital do estado, com a presença do reitor Gilberto Pavanelli, que assinou pela universidade.

Os recursos, a serem repassados pelo Fundo Nacional de Saúde, foram viabilizados pelo deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB).