COMÉRCIO

Feriado a poucos dias do Natal terá um impacto grande nos custos das empresas

Todos os anos a cena se repete: nos dias que antecedem o Natal os consumidores vão às compras, lotam as lojas e os funcionários do comércio trabalham em ritmo mais acelerado, o que contribui para o aumento da comissão de vendas. Só que neste ano, para que a cena se repita, será necessário pagar 100% de horas-extras para os funcionários do comércio e ainda compensar um dia de trabalho no mês que vem. É que como 19 de dezembro é feriado estadual de emancipação política do Paraná, os sindicatos dos trabalhadores e dos comerciantes em Maringá (Sincomar e Sivamar) assinaram um termo aditivo para possibilitar a abertura do comércio no feriado e evitar prejuízos ainda maiores.

Mas os comerciantes estão reclamando, e com razão. Já que trabalhar no dia 19 terá um impacto grande nos custos das empresas. “Fechar o comércio às vésperas de Natal acarretaria prejuízos enormes para toda a economia e não apenas para os comerciantes. Os funcionários das lojas, que ganham comissão, e os consumidores, muitos dos quais estão acabando de receber a segunda parcela do 13º salário, também seriam impactos de forma negativa. Um dia de trabalho perdido não pode ser compensado”, diz o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Marco Tadeu Barbosa. “A semana que antecede o Natal é o período que o comércio mais vende, em qualquer lugar do Brasil. Se as lojas já ficam lotadas sem feriado, imagina perder um dia de vendas?”, questiona.

A sugestão da ACIM é que o feriado de emancipação política seja facultativo em todo o estado. As horas trabalhadas durante o feriado de emancipação deverão ser pagas aos trabalhadores com adicional de 100% por se tratarem de horas extras. Além disso, as empresas deverão conceder um dia de folga aos funcionários em janeiro. A equipe poderá ser escalonada para a folga, cujo dia será escolhido pela empresa.

O feriado estadual da Emancipação Política do Paraná foi instituído pela lei 4.658, de 18 de dezembro de 1962.