CULTURA

Teatro Calil Haddad recebe reforma em diversos setores

Teatro Calil Haddad recebe reforma em diversos setores
Danificadas, 80 poltronas estão sendo reformadas

Para prestar o melhor atendimento aos visitantes, a Secretaria de Cultura realiza reformas no Teatro Calil Haddad. As salas de exposições, destinadas ao projeto de artes visuais e do patrimônio histórico, receberam 150 spots e 150 lâmpadas de led, nova pintura e troca de todo madeiramento por gesso acartonado.

Corrimãos de todo o teatro foram reformados, proporcionando maior segurança aos usuários, além da manutenção de rotina nos equipamentos. Também foram adquiridos novos conjuntos de som e luz que já estão sendo instalados, impressora matricial e folhas para confecção de ingressos.

Atualmente estão sendo reformadas 80 poltronas do teatro que estavam danificadas, principalmente com problemas de rasgos no tecido e na espuma. Novas aquisições e reformas, inclusive nos banheiros, estão previstas para 2015.

A secretária de Cultura, Olga Agulhon, ressaltou a importância da reforma e pediu o apoio da comunidade para preservar o teatro. “Este é um patrimônio nosso, do povo maringaense, por isso a necessidade de zelarmos pelo teatro e utilizar o prédio da melhor forma”, destacou.

Segurança

Nos últimos anos, atendendo exigências do Corpo de Bombeiros, dando mais segurança e conforto para o público, o Teatro Calil Haddad foi readequado, recebendo intervenções em toda parte interna e externa.

Entre as reformas foi instalada uma nova porta de emergência na plateia, aumentado a altura do peitoral do balcão, o palco recebeu novo madeiramento com reforço metálico e as paredes e o teto pintados com tinta antiincêndio.

História

Inaugurado em 30 de dezembro de 1996, o Teatro Calil Haddad é o maior teatro do norte do Paraná. Projetado pelos arquitetos Gilmar Ferdinandi e Maria Cristina Bittencourt, possui uma completa infraestrutura que o credencia como um dos melhores do país. A obra leva o nome do pioneiro teatrólogo maringaense Calil Haddad.