COMÉRCIO

Vale da Seda inaugura sua primeira loja com produtos 100% seda

O Vale da Seda inaugurará, na próxima quinta-feira, seu primeiro ponto de vendas do Brasil. Será um quiosque no segundo piso do Maringá Park Shopping Center, que irá comercializar lenços, cachecóis, echarpes e xales 100% seda, confeccionados por empresas e artistas plásticos da região.

O quiosque do Vale da Seda é um protótipo produzido com apoio do Sebraetec, com o objetivo de estruturar um modelo de negócio que viabilize a comercialização de artigos da marca em todo o Brasil. “Os lenços e cachecóis do Vale da Seda serão uma opção de presentear com algo que tem a ver com nossa região, aliado a conceitos de ética, responsabilidade social e desenvolvimento regional sustentável”, diz o presidente do Instituto Vale da Seda, João Berdu.

Em referência aos imigrantes japoneses, que fizeram com que o Brasil produzisse o melhor fio de seda do mundo, os produtos ganharam nomes que homenageiam a cultura nipônica, como Mahô, Gensô e Katakakê. Os preços variarão de R$ 160 a R$ 270.

O Vale da Seda

Trata-se da região que mais produz casulo de bicho da seda em todo o Ocidente. No Vale da Seda as propriedades agrícolas que se ocupam da criação do bicho da seda são facilmente reconhecíveis pelos campos de amoreira que circundam a moradia dos agricultores e também pelo barracão da criação. O bicho da seda se alimenta somente de folhas frescas de amoreira, cortadas ao amanhecer e “servidas” várias vezes ao dia.

Em menos de um mês o bicho da seda faz seu casulo. Na fiação de seda, as máquinas automáticas “desenrolam” o único fio de mais de 1,2 mil metros de comprimento que forma o casulo, juntando-o a outros e dando origem ao fio que se transforma no tecido usado nas mais valiosas e coloridas peças de vestuário produzidas no mundo.