EXPOSIÇÃO

Convite às Artes Visuais começa nesta quarta-feira (19)

Convite às Artes Visuais começa nesta quarta-feira (19)
Exposição prossegue até o dia 13 de dezembro com entrada franca

O projeto da Secretaria Municipal de Cultura “Convite às Artes Visuais” entra em cartaz, nesta quarta-feira (19), no Teatro Calil Haddad, com a exposição Quintal de Concreto do artista Marcos Trindade.

Com o crescimento das cidades e o aumento da demanda por espaços para manter este ritmo de ocupação caótica e o acelerado desapego das pessoas por questões relacionadas ao campo, a terra e as plantas, tem contribuído para a diminuição de quintais de terra no ambiente urbano.

Atualmente é muito raro encontrarmos casas na cidade que possuam quintais de terra. A grande maioria delas ou não possuem quintal ou as que têm se apresentam impermeabilizados por cimento ou pisos.

Arvores frutíferas, cercas de balaústres, jogar birosca com bolinhas de gude na terra parecem coisas de tempos medievais. Os quintais de hoje são utilizados por casas de cachorro ou varais para secar roupas, mas uma grande maioria virou depósito de coisas velhas ou estragadas.

Quintal de Concreto faz uma reflexão sobre como são vistos e vividos os quintais no presente, onde o que se predomina é o concreto levando um cinza ou o vermelho das lajotas, e por falta de segurança os muros têm de ser altos e nos prédios os playgrounds são os quintais modernos.

A exposição mostra o cinzento e frio espaço que a modernidade e a busca de segurança obriga crianças e adultos a terem ao seu redor cimento e muros para brincar ou estar durante horas. Quintal de Concreto é uma viagem pessoal sobre a solidão.

Serviço:

Exposição “Quintal de Concreto”

Local: Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes - Teatro Calil Haddad

Dias e horários de visitação: segunda à sexta-feira, entre as 8 e 17 horas, e sábado e domingo das 14 às 18 horas

Entrada gratuita

Exposição prossegue até o dia 13 de dezembro