IPTU

Novos carnês do IPTU 2006 terão a capa azul

A única certeza referente aos carnês do IPTU 2006, que começarão a ser reimpressos, provavelmente ainda esta semana, é que a nova capa será azul e não verde, como a dos carnês que foram impressos com erros no código de barras.

As capas já estão prontas, e foram encaminhadas ontem à tarde para a cidade de Mogi das Cruzes, localizada no interior de São Paulo.

Lá fica a sede da empresa Marpress Informática, vencedora da licitação referente à impressão, montagem e acabamento de carnês de tributos municipais para o ano de 2006, com o lance de R$ 45.900.

Marcelo Nascimento, gerente de produção e desenvolvimento da empresa, que também imprimiu os carnês do IPTU 2005 de Maringá, ressaltou que a preocupação neste momento é com a solução do problema.

"A questão do erro vamos apurar depois, agora queremos resolver o problema da Prefeitura.

Os custos da reimpressão dos carnês também não estão sendo vistos agora", afirma.

Nascimento revela que a Prefeitura de Maringá é que ficou encarregada de fazer os testes referentes aos carnês que tiveram problemas com o código de barras.

"Não sei dizer como foram feitos os testes. Recebemos a liberação da Prefeitura para fazer o trabalho e rodar os carnês e a partir daí fizemos o trabalho", diz.

Em entrevista na tarde anteontem, o diretor de tributação da Secretaria de Fazenda de Maringá, Nelson Pereira da Silva, afirmou que foram feitos os testes, mas que nesse momento os erros não foram detectados.

A atual preocupação da Secretaria de Fazenda de Maringá também não é descobrir os culpados pelo erro nos códigos de barra.

"Nossa preocupação é confeccionar os carnês no menor tempo possível para por nas mãos da população", afirma o secretário de Fazenda Paulo Trisóglio do Nascimento.

De acordo com o gerente de produção e desenvolvimento da empresa Marpress Informática, a previsão é que os novos carnês fiquem prontos na próxima semana.

"A previsão é que no início da próxima semana teremos alguns lotes prontos e até o meio da semana esteja tudo impresso, mas são previsões, só teremos a certeza quando colocar o material para imprimir", relata.

Além de reimprimir os carnês, a Prefeitura de Maringá também deve convocar até a próxima semana uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores para que seja votada uma alteração na data de vencimento do IPTU para pagamentos à vista com desconto de 15%.

A Prefeitura pretende ampliar o prazo de vencimento do dia 26 de janeiro para o dia 30 de janeiro.

Ontem, pelo menos seis vereadores, dos 15 componentes da Câmara de Maringá, estariam viajando.

De acordo com informações levantadas junto a funcionários do Legislativo, os vereadores John Alves, Dorival Dias, Edith Dias, Márcia Socrepa, Mário Hossokawa e Valter Viana não estavam na cidade.

A ausência de seis vereadores não impede a convocação da sessão para votar as alterações na data de vencimento dos carnês, pois a sessão poderia ser realizada com um número mínimo de oito vereadores presentes.

Mas o mais provável é que sessão extraordinária seja realizada apenas na próxima semana.