CEMITÉRIO MUNICIPAL

Entrada do Cemitério Municipal ganha escultura de um metro de altura

Entrada do Cemitério Municipal ganha escultura de um metro de altura
Obra é do artista plástico maringaense Márcio Aveiro

Os cerca de 130 mil visitantes esperados para comparecer ao Cemitério Municipal de Maringá neste final de semana terão uma grata surpresa ao acessar o portão principal de entrada. Uma escultura em metal, fixada sobre uma base iluminada de granito e envolta em uma redoma de acrílico, com raios de luz projetando-se até o fundo da peça.

Esculpida pelo artista plástico maringaense Márcio Aveiro, a escultura mede um metro de altura por 60 centímetros de largura. Na base dela está escrito um poema que remete à reflexão sobre a vida e a morte. Numa placa metálica é destacada a frase “Sois o fomos. Sereis o que somos”.

A revitalização da área do cruzeiro - com o plantio de flores e limpeza geral da praça central - representa a fase final de preparação e limpeza do Cemitério Municipal para o Dia de Finados, a ser celebrado no próximo domingo, dia 2 de novembro.

Limpeza até sexta (31)

O prazo final para a reforma de túmulos colocação de vasos e tampões de granito ou mármore foi encerrado na quarta feira, dia 29. Nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31) só as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos terão acesso para trabalhar na área interna. Segundo o secretário interino, Dorvalino Lopes de Macedo, mais de uma centena de servidores da Semusp estarão a disposição para prestar atendimento exclusivo aos visitantes do cemitério no Dia de Finados. “Os familiares de pessoas sepultadas no Cemitério Municipal, assim como os lavadores de túmulos, devem observar que nesta sexta-feira encerra-se o prazo para limpeza de túmulos”, enfatiza.

No sábado e domingo o Cemitério Municipal estará aberto ao público apenas para visitação a partir das 8 horas da manhã até as 18 horas da noite. No final de semana não será permitida a entrada de automóveis particulares na área interna, onde serão disponibilizados veículos especiais para o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção. “Os idosos, cadeirantes, portadores de deficiência ou de qualquer outro problema de locomoção terão transporte adaptado dentro do cemitério”, assinala o secretário.

Portão 4

A administração do Cemitério Municipal comunica ainda que, por orientação da Vigilância Sanitária, não será permitida a entrada de vasos envoltos em embalagem plástica. As embalagens deverão ser retiradas para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya - uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus - o popular pernilongo.

A gerência do Cemitério Municipal está disponibilizando também uma nova entrada pela Rua Dr. Saulo Porto Virmond - com o novo portão de número 4 - para facilitar o acesso às famílias que têm sepultura nas quadras entre os números 54 e 60.

As famílias que queiram localizar túmulos podem procurar pela administração do Cemitério ou através do site www.maringa.pr.gov.br e acessar a página de Serviços online na sessão Cemitério.

Comércio ambulante

O uso do Cemitério Municipal e das áreas públicas adjacentes no período de preparação e na celebração do Dia de Finados, em Maringá, é disciplinado pelo Decreto nº 1256/2009. De acordo com o que estabelece o inciso XIX do artigo 50 da Lei Orgânica do Município, o comércio ambulante nas proximidades deverá ocorrer nos dias 31 de outubro e 2 de novembro apenas em locais permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.

As áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira - ao lado do Cemitério; a Rua Vereador Primo Monteschio - no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos; toda a extensão da Rua Mem de Sá e na Rua Dr. Saulo Porto Virmond, respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 4, visando facilitar o acesso de pedestres.

Não será permitido o comércio de ambulante em frente à Praça Elevada e na área interna do Cemitério Municipal.

No sábado, dia 1º de novembro, a feira-livre no estacionamento do Teatro Reviver não será realizada. As outras feiras serão realizadas normalmente.

Material reciclado e fiscalização

O recolhimento de materiais recicláveis - borra de velas derretidas, por exemplo - somente será permitido a partir de segunda-feira, dia 3 de novembro.

A Semusp informa também que a Guarda Municipal realizará uma operação especial nesses dias, intensificando a fiscalização do comércio ambulante e coibindo a ação de flanelinhas na área externa e no entorno do Cemitério Municipal.

Os motoristas que se sentirem ameaçados por flanelinhas podem acionar um agente da guarda municipal no local ou ligar para o número 3901-2222.