SAÚDE

Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas da Saúde começa nesta terça-feira (28)

O secretário de Saúde de Maringá e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, participa nesta terça-feira (28), em Brasília, da abertura da 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, a Expoepi. Maringá participa com a experiência de prevenção sobre hepatite B e C durante a Expoingá, com o farmacêutico da Policlínica Zona Sul, Edilson Almeida de Oliveira.

A mostra, criada em 2001, promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública, por meio da Mostra Competitiva. Por meio de painéis e mesas redondas, são promovidos debates de cunho técnico-científicos relevantes para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.

Para a edição deste ano as experiências e trabalhos técnico-científicos serão premiados nas diferentes áreas constitutivas da vigilância em saúde, contempladas em três modalidades de participação: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS, que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde; premiação de profissionais de saúde que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos, em nível de pós-graduação, que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública; e em ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas.

A Expoepi, diz Nardi, se tornou uma oportunidade para a troca de experiência entre gestores da saúde de todo o Brasil. “A mostra é onde profissionais de todo o país se encontram para intensificar seus conhecimentos, trocar experiências, conviver e aprender com a diversidade cultural, um grande e importante evento da área de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças”, destaca o secretário.