CURSO

Inscrições para Curso de Educação e Organização Financeira Familiar estão abertas

A Prefeitura, através do Procon, lançou o 1º Curso de Educação e Organização Financeira Familiar, dirigido a todos os consumidores interessados. As inscrições para o curso começam nesta segunda-feira (27), mediante a doação de um quilo de alimento destinado às ações sociais do Provopar.

O curso será oferecido em duas datas, nos dias 18 e 20 de novembro, das 19 às 20h30, no Auditório Hélio Moreira. “Estamos oferecendo o curso em horário e local de fácil acesso a moradores de toda cidade, que devem aproveitar essa oportunidade de ver com especialistas como organizar as finanças familiares”, afirma o diretor do Procon, João Luiz Regiani.

O objetivo do curso é ajudar o consumidor na organização do orçamento, evitando a inscrição nos cadastros restritivos de crédito (Serasa, SCPC, SPC), e a exclusão do mercado de consumo. “Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo, cerca de 63% das famílias brasileiras se encontram em estado em endividamento ou superendividamento, por isso resolvemos oferecer esse curso para que a comunidade reflita antes de gastar para evitar situações de impulso”, conta o diretor do Procon.

O curso vai tratar do endividamento familiar, contexto nacional e local e importância do seu estudo; conceito de crédito, dívida e dispêndio/gasto financeiro; fontes de renda e crédito familiar; como calcular o comprometimento da renda familiar; despesas fixas/obrigatórias, necessárias e secundárias/renunciáveis; níveis de endividamento e suas consequências familiares; consequências dos diversos níveis de endividamento; vícios de comportamento do consumidor que contribuem para o endividamento familiar; estratégias de gestão em situações de colapso financeiro familiar, com informações sobre a adequada e saudável utilização dos meios de crédito familiar; além de orientações gerais.

O curso tem importante alcance e conotação social, alcançando consumidores de todas as camadas sociais, considerando que o fenômeno do endividamento afeta todas as classes de rendas. Será o primeiro curso de educação e organização financeira familiar oferecido por uma prefeitura para o público em geral, mais uma inovação de Maringá com reflexo na qualidade de vida da população.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (27), até o dia 7 de novembro, das 8 às 18 horas, na sede do PROCON, na rua Artur Thomas, 806. O interessado deverá apresentar RG, CPF e entregar um quilo de alimento não perecível.