EVENTO

Arthouse encerra domingo e visitantes da mostra concorrem a três voos de balão

Quem ainda não visitou a Arthouse tem até este domingo (dia 19) para conhecer projetos de mais de 30 profissionais que apresentam os lançamentos e tendências em arquitetura e decoração em 21 ambientes. A terceira edição da mostra traz uma novidade para a região: pela primeira vez está acontecendo num shopping center, o Maringá Park.

Entre as novidades apresentadas estão porcelanatos que remetem ao cimento queimado e à madeira e revestimento com aparência de ladrilho hidráulico. Os visitantes podem ainda visualizar formas de aplicação e combinação.

A automação também aparece em muitos ambientes. Graçasa smartphones e tablets é possível controlar TV, som e iluminação. Na suíte masterprojetada pelos designers Nicole Delefrati e Sérgio Gomes é possível criar uma atmosfera romântica ou acertar o tom ideal para assistir a um filme, aumentando ou diminuindo a intensidade da luz.

Outra novidade apresentada na mostra, no entanto, pode passar despercebida. Uma lâmpada de LED embute um autofalante potente, que reproduz via bluetooth o som do celular ou tablet. “Está fazendo o maior sucesso, todos querem saber como funciona”, diz o engenheiro Renan Detros, da Casa Sonho Automação Residencial. A lâmpada foi utilizada na cozinha gourmet, da Contemporânea Arquitetura, e na sala integrada projetada pela OMK Arquitetura, que ganhou iluminação e sistema audiovisual automatizados.

Os profissionais da Goma Arquitetura também utilizaram a tecnologia no Spa Vitae. O sistema de luz, acionado por celular outablet, controla intensidade e permite criação de cenas. Já o frigobar, que fica escondido no deque, é elevado por uma plataforma quando acionado por controle ou celular. Outro destaque é a automação do som, cujos altofalantes ficam ocultos no gesso.

Quem visita a mostra elogia. É o caso da representante comercial Laura Schiavon, que está reformando o apartamento que deverá morar em breve. Ela olhou atentamente as combinações de pisos e revestimentos e até a altura do rodapé e os acabamentos dos armários ganharam atenção. “Esta mostra de decoração está mais próxima da nossa realidade, com ambientes realmente usuais”. Laura deverá voltar à Arthouse com a irmã.

Voos de balão

Todos os visitantes da mostra concorrerão a três voos de balão, graça a uma parceria com a Balonismo Maringá – o sorteio será neste domingo (dia 19), que é o último dia do evento. A 3ª Arthouseestá aberta à visitação no terceiro piso do Maringá Park Shopping de segunda-feira a sábado das 14 às 22 horas, e aos domingos das 14 às 20 horas. O valor do ingresso é R$ 20 (estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada).