EXPOSIÇÃO

Exposição de fotos traz mulheres que lutam contra câncer de mama

Será realizado no Maringá Park o lançamento da exposição "Guerreiras de Salto Alto". Trata-se de fotografias de mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama ou em fase de remissão da doença, feitas durante uma sessão de fotos realizada no interior do shopping. O evento será nesta quarta-feira (15), às 14 horas, no 1º piso.

Estará presente no lançamento a secretária da Mulher, Gaetana Caporusso, representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e representantes do Instituto Adventista Paranaense (IAP), ensinando como fazer autoexame.

No dia da sessão das fotos, as mulheres viveram uma tarde diferente, em que puderam esquecer a luta do dia a dia e se entregar à descontração por alguns momentos. Elas foram maquiadas por uma equipe da loja O Boticário do shopping e vestiram looks Mr. Kitsch, Mr. Cat, Highstil e Polo Play. As fotos, feitas pela Mansano Fotografias, retratam mulheres prontas para uma nova e positiva fase de vida.

Todas as fotografias trarão um texto que conta um pouco da história de superação e amor à vida de cada uma das mulheres que participaram da ação. A empregada doméstica Iracema Josefa dos Santos, 46 anos, é uma delas. Ela descobriu a doença aos 39 anos, mas tem enfrentado com bom humor. “Eu adorei ficar careca, fiquei linda. Até minha filha quis cortar o cabelo pra ficar igual a mim, e meu filho brincava com meus cabelos caindo”, diz. “A minha vontade é curtir a vida com os meus filhos. Quando eu tinha saúde, eu só trabalhava. O que eu quero mesmo agora é viver”, completa.

A ação do Maringá Park acontece durante o Outubro Rosa, mês em que são realizadas campanhas alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.