EMPREGO

Fim de ano deve criar até 500 vagas temporárias em Maringá

O número de empregos temporários criados neste final de ano deverá ser o menor dos últimos anos. Segundo estimativas da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), deverão ser gerados de 450 a 500 vagas temporárias – no ano passado foram gerados mais de mil empregos nesta modalidade, em 2012 foram 1.080 vagas, em 2011 foram 1.543 e em 2010 foram 1.035 temporários.

O número de novas vagas com carteira assinada também deverá ser menor do que no ano passado. Enquanto que em 2013 foram gerados 7.322 empregos, neste ano a estimativa é que sejam gerados no máximo 6 mil novos empregos.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, de janeiro a agosto deste ano foram criados, na cidade, 4.086 empregos formais em Maringá, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 7.639. O comércio maringaense tem registrado déficit de contratações. Nos oito primeiros meses deste ano o setor teve um saldo negativo de 321 vagas, enquanto que em igual período de 2013 foram gerados 1.127 novas vagas com carteira assinada.

Na opinião do economista Joilson Dias, que faz as análises econômicas para a ACIM, em 2013, com tanta oferta de trabalho, foi possível a criação de muitas oportunidades de primeiro emprego, o que não tem acontecido com tanta frequência neste ano. “Como o comércio tem registrado déficit neste ano, está mais difícil a geração de primeiro emprego no setor, porque há uma disputa maior com os profissionais mais experientes”, comenta.

Serviço:

O Maringá.Com oferece um canal com milhares de ofertas de emprego.

Empregos em Maringá