SAÚDE

Ação do Plantando Saúde no Conjunto Guaiapó será nesta quinta-feira (2).

Ação do Plantando Saúde no Conjunto Guaiapó será nesta quinta-feira (2).
Projeto vai distribuir 2 mil kits com mudas de citronela

A Secretaria de Saúde e a Unimed Maringá, com apoio do Tiro de Guerra, promovem nesta quinta-feira (2), a ação do projeto Plantando Saúde no Conjunto Guaiapó/Requião. A distribuição de kits com mudas de citronela seria realizada no último sábado, mas foi transferida para esta quinta por causa das chuvas do final de semana.

Agentes Ambientais, funcionários da Unimed e da Unidade Básica de Saúde do bairro e atiradores do Tiro de Guerra vão distribuir 2 mil kits e orientar os moradores como cultivar a planta, que é repelente natural do mosquito da dengue e como evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O projeto Plantando Saúde reforça as ações de mobilização da comunidade contra o mosquito, trabalhando as duas regiões mais críticas este ano, do Guaiapó/Requião e do Jardim Alvorada. As duas áreas juntas concentram a maioria dos casos de dengue e elevado índice de focos do mosquito durante o ano.

O objetivo do projeto Plantando Saúde é atingir mais de 25 mil pessoas e reduzir em pelo menos 50% os casos de dengue nos bairros das duas regiões. O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, lembra que o projeto em parceria com a Unimed Maringá reforça as ações desencadeadas pela Prefeitura e o Comitê Municipal de Combate a Dengue durante o ano.

O projeto Plantando Saúde vai distribuir cerca de 10 mil mudas de citronela e material educativo sobre como cultivar a planta e as maneiras de evitar a proliferação do mosquito, além de promover visitas domiciliares nos bairros participantes; monitoramento e certificação das residências que cumprirem os requisitos dos cuidados básicos e plantio da muda. Serão distribuídas mudas de citronela também em blitze realizadas aos sábados, em vários pontos das regiões de cobertura.

Na segunda etapa do projeto, Agentes Ambientais voltarão às casas para colocar atrás das portas um “check list” - ficha de controle e avaliação domiciliar, que conterá a situação da casa participante (livre de criadouros; com potenciais criadouros; com larvas do mosquito).

No documento, os agentes discriminarão as ações que deverão ser adotadas pelos moradores para melhorar a situação de seus imóveis. Na terceira e última etapa serão certificadas com o selo de combate à dengue as casas cujos moradores tiverem, efetivamente, cultivado a citronela e eliminado possíveis criadouros do inseto.

O projeto Plantando Saúde também atende a Lei Municipal 9.467/2013, de autoria do vereador Tenente Edson Luiz, que institui a distribuição de mudas de repelentes em residências durante campanhas junto à comunidade. A citronela é um capim semelhante à erva cidreira, que tem ação repelente devido ao odor característico exalado das folhas.