SAÚDE

Profissionais da saúde realizam evento 'Qual a sua dor' no dia 19 de outubro.

A Secretaria de Saúde e a Liga Sem Dor de Maringá promovem no próximo dia 19 de outubro, o evento Qual a Sua Dor, esclarecendo o público sobre as principais síndromes dolorosas. Profissionais da área da fisioterapia, nutrição, educação física, enfermagem e medicina da dor, junto com acadêmicos do curso de medicina integrantes da Liga, vão atender os interessados a partir das 8 horas, em uma barraca montada nas proximidades da entrada do Parque do Ingá.

O coordenador da Liga Sem Dor de Maringá (Lisdomar) e médico especialista em dor, Orlando Colhado, lembra que o objetivo do evento é orientar as pessoas sobre as principais síndromes dolorosas, como cefaleias (dor de cabeça), lombalgias (dores nas costas), ciática, artroses em articulações, fibromialgia, dores nos membros superiores (braços, antebraços e mãos) e membros inferiores (coxas, pernas e pés). “Vamos colocar no local material de multimídia com palestras curtas, com orientação para prevenção e controle dos casos dolorosos citados pela população presente”, explica.

Os profissionais envolvidos com a ação também orientarão as pessoas sobre os quadros dolorosos desencadeados pela atividade física ou esportiva. Colhado lembra que aos domingos muitas pessoas que praticam caminhada ou corrida regularmente vão ao Parque do Ingá para as atividades físicas ou de lazer, e o objetivo é atender esse público inclusive orientando como evitar os danos físicos.

O evento Qual a Sua Dor é mais uma iniciativa da Lisdomar em parceria com a Secretaria de Saúde, que já desenvolvem uma série de ações na prevenção e tratamento das síndromes dolorosas em pacientes da rede pública. Este ano, além do atendimento no Ambulatório da Dor, projeto inédito na rede pública que assiste pacientes do SUS com dores crônicas, a parceria permitiu ainda a realização de uma palestra com orientações sobre fibromialgia e o Mutirão da Cefaléia esclarecendo e tratando pacientes de toda a cidade.