ESPORTE

Vanderlei se prepara para a São Silvestre em Maringá

Vanderlei Cordeiro de Lima, 36, confirmou ontem que irá disputar a São Silvestre, mais tradicional corrida de rua do Brasil.

A presença do atleta, medalha de bronze na maratona dos Jogos de Atenas-04, dependia da confirmação de seu calendário de provas para o ano que vem.

Se fosse disputar a Maratona de Tóquio, em fevereiro, o fundista não poderia enfrentar uma prova mais curta -15 km- neste momento. Mas, como deve correr outra maratona japonesa, a de Lake Biwa, só em março, poderá centrar forças na São Silvestre.

"Decidi com meu técnico [Ricardo D'Angelo] disputar a corrida. Estou inclusive treinando à tarde, para me acostumar ao horário da prova", conta Vanderlei, que faz sua preparação em Maringá.

Apesar de ter optado pela corrida paulistana, Vanderlei ainda não sabe em qual maratona irá estrear em 2006. A Global Sports, que gerencia sua carreira no exterior, ainda não fechou contrato com nenhuma maratona.
"Conversamos com Tóquio e Lake Biwa. Com uma delas está praticamente acertado. Mas, por contrato, só os organizadores é que podem divulgar os nomes", desconversa Michel Boeting, agente da Global Sports.

Tal indefinição faz Vanderlei descartar o favoritismo na corrida de rua do dia 31, em São Paulo.

"Acredito que possa chegar entre os dez primeiros. Mas a São Silvestre é uma prova muito rápida nos primeiros três quilômetros. Como estava treinando mais resistência para a maratona, não devo acompanhar os primeiros colocados. Depois fica difícil recuperar a desvantagem", analisa.

Para Vanderlei, os brasileiros mais bem preparados são Rômulo Wágner da Silva, Marilson dos Santos e Clodoaldo da Silva.

"Ainda não divulgaram os estrangeiros, por isso não sei quem serão nossos maiores rivais."

Folha de São Paulo