MOBILIDADE URBANA

Uso da bicicleta como opção de transporte será tema de mesa redonda.

A II Mesa Redonda sobre mobilidade urbana com bicicletas em Maringá, organizada pela Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) e do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (Nemo), vai abordar o uso de bicicleta como opção de transporte, promovendo a mobilidade urbana. O evento será nesta segunda-feira (22), às 19h30, no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura).

Pela UEM, vão falar no evento o professor Henrique Manoel da Silva e o mestrando Eduardo Simões. Segundo Silva e Simões, o objetivo do evento é debater a mobilidade urbana local tendo como foco o uso bicicletas, que tem demonstrado uma demanda eminente por mais estudos, espaço e infraestrutura adequada para efetivar-se, cada vez mais, como um meio de transporte viável na cidade.

Entre os debatedores convidados, está a arquiteta da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan), Elise Savi, que vai expor as ações programadas pela Prefeitura para incentivar o uso de bicicletas na cidade.

A Seplan anunciou no início do mês a ampliação da malha cicloviária de Maringá de 15 para 87 km. O Plano Cicloviário está sendo desenvolvido em conjunto com a Associação dos Ciclistas do Noroeste do Paraná (Ciclonoroeste) partindo das necessidades de quem utiliza a bicicleta como opção de modal.

Na ocasião, a arquiteta da Seplan mostrou um mapa com as principais alterações previstas para serem executadas. “Atualmente contamos com 5 ciclovias, totalizando cerca de 15 km, que serão revitalizadas. Já temos projeto para a construção de outras 8 ciclovias que vão somar um total de 20,4 km, são outras três com projetos em diretrizes viárias e estamos estudando a implantação de mais 16 trechos de ciclovias totalizando 50,7 km. Com a execução dessa primeira etapa, Maringá passará a ter 87 km de ciclovias”, afirmou.