SAÚDE

Projeto Corra na ATI terá 14 atletas na meia Maratona de Foz neste domingo (14).

Neste domingo (14), a 8ª edição da Meia Maratona de Foz contará com a participação de 14 atletas maringaenses (sendo sete deles com mais de 50 anos) do projeto Corra na ATI. Criado em julho de 2012 pela Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) e coordenado pela gerência das ATIs, a proposta vem colhendo frutos, promovendo a integração e prática esportiva saudável para dezenas de maringaenses.

Através de exercícios sistematizados e desenvolvimento individual, pessoas que antes não praticavam atividades físicas regulares, agora correm até 7 quilômetros por dia e registram melhoria na qualidade de vida. Desenvolvimento da capacidade funcional, maior disposição diária, ganho de aporte muscular, estabilidade da autoestima e controle do peso são alguns dos benefícios propiciados aos participantes.

O grupo participou por duas vezes da Corrida Pare de Fumar Correndo, de 5 quilômetros, e da Prova Rústica Tiradentes que tem percurso de 10 quilômetros, mas percorrer o dobro desta distância exigiu muita preparação física e psicológica destes corredores nos últimos meses. Treinos específicos de acordo com o limite físico de cada participante, de correção de técnicas e fortalecimento muscular nos aparelhos das ATIs foram realizados.

“Fizemos quatro meses de intensos treinamentos e preparação, será um grande desafio para todos, pois terão pela frente 21 quilômetros de percurso, algo inédito para este grupo. Além disso a probabilidade de calor durante a corrida deve dificultar ainda mais nossa participação, mas estaremos preparados para que todos completem a prova”, afirma o coordenador do projeto, Fernando Possamai.

A atleta Cíntia, por exemplo, participa do projeto há dois anos e saiu de um estado de sedentarismo para a participações em corridas como a Tiradentes, Pare de Fumar Correndo e Corrida da Mulher. “Por meio das atividades coordenadas pelo Fernando, evoluí muito fisicamente e agora tenho esta grande expectativa de competir e completar a Meia Maratona de Foz no tempo limite, de duas horas e meia. Será um ambiente novo e um grande desafio, mas estou preparada”, comenta.

Meia Maratona

A 8ª edição da corrida será realizada no interior do Parque Nacional do Iguaçu, área de preservação ambiental. O percurso da Meia Maratona das Cataratas é caracterizado por uma paisagem de floresta e natureza, com destaque para as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das 7 maravilhas da natureza. O trajeto da prova possui um nível de dificuldade médio, com subidas e descidas leves.

Neste ano cerca de 3 mil corredores devem participar. As largadas acontecerão a partir das 8h30 com os cadeirantes (masculino e feminino) em pelotão único. Às 8h45 largam o pelotão feminino, às 9 horas o masculino e o pelotão geral. Haverá premiações em dinheiro para os cinco melhores colocados.