SAÚDE

Secretaria de Saúde volta alertar público-alvo para vacinação contra HPV, Hepatite A e Influenza.

A Secretaria de Saúde volta a alertar as pessoas incluídas no público-alvo do caledário de vacinas contra HPV, Hepatite A e Influenza (gripe), para que procurem uma Unidade Básica de Saúde ou a Sala de Vacina da secretaria, na Zona 7. Não existe prazo para a vacinação, mas a imunização é importante o quanto antes ou por questão de direito como no caso da primeira dose contra o HPV.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que no caso do HPV, este ano a vacina é oferecida para meninas de 11 a 13 anos completos (13 anos, 11 meses e 29 dias). As que receberam a primeira dose no prazo, já podem procurar uma UBS ou a Secretaria de Saúde para a segunda dose.

Nardi alerta que a partir do próximo ano, muda a faixa etária, reduzindo a idade das meninas com direito à vacina. “É uma vacina cara, e que a partir do próximo ano será disponibilidade para meninas na faixa de nove a 11 anos. Portanto é a chance das jovens com idade de 12 e 13 anos receberem a primeira dose e garantirem a segunda dose”, alerta.

A vacinação contra a influenza, que teve o público-alvo ampliado para menores de 18 anos e pessoas com idade a partir de 45 anos, continua sendo oferecida em todas a Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacina da secretaria. Além destes dois públicos, podem ser vacinados contra a gripe as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer período da gestação, puérperas de até 45 dias, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com doenças crônicas com comprovação e os profissionais de saúde com comprovação.

Já a vacina contra Hepatite A na rede pública é oferecida exclusivamente para crianças com idade entre 12 meses e menos de dois anos. Crianças vacinadas na rede privada não precisam receber essa dose. A vacina da Hepatite A não é campanha, está sendo incluída no Calendário Nacional de Vacinação e fica disponível ao longo do ano.