EDUCAÇÃO

Maringá sobe no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e atinge meta para 2021.

Maringá sobe no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e atinge meta para 2021.
Rede Municipal de Ensino subiu de 6,0 para 6,5

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira (5) as notas registradas pelos municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013. A nota alcançada pela Rede Municipal de Ensino de Maringá, avaliando os alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), subiu de 6,0 em 2011 para 6,5.

Maringá superou a média nacional, de 5,2, e no Paraná ficou à frente de Curitiba e de Londrina. O índice nacional teve um crescimento de 0,2 comparado ao anterior e o estadual teve alta de 0,3, alcançando 5,9 pontos.

O prefeito Roberto Pupin parabenizou alunos e professores por essa conquista, ressaltando a importância do trabalho de priorizar a Educação. “Alcançamos a meta projetada para 2021, de 6,5 pontos, quase 32% acima da média nacional dos municípios. Desde 2005, Maringá elevou o índice em 38%. Já cumprimos a meta do MEC para 2021 e desenvolvemos nossa própria meta, atingir 7,0 em 2016”, comemorou.

O Ideb é um indicador geral da educação das redes particular e pública. O mecanismo foi criado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e considera dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar e médias de desempenho na Prova Brasil.

Para a secretária de Educação de Maringá, Solange Lopes, o resultado reflete o empenho das 48 escolas municipais, dos professores e da equipe pedagógica. "Um dos trabalhos que contribui muito é a formação dos professores. Outro fator é o planejamento pedagógico instituído na rede, implantado de forma que todas as escolas da rede municipal trabalhem o mesmo conteúdo e atividades ao mesmo tempo”, afirmou, lembrando ainda da importância dos investimentos na infraestrutura e nos materiais.

A escola municipal com maior pontuação foi a Ariovaldo Moreno, localizada no Jardim Alvorada, que subiu de 6,0 pontos em 2011 para 7,5 em 2013. Segundo a diretora, Marinete Aparecida de Souza, a meta era subir 0,5 pontos. “Foi um trabalho realizado em equipe com todos os professores e funcionários da escola, além dos pais e dos 665 alunos. Tivemos o comprometimento de todos, envolvemos toda a escola, aplicamos simulados, sempre tentando manter a motivação”.

A Ariovaldo Moreno era uma instituição de ensino estadual fundada em 1978, que foi municipalizada em 2006, quando recebeu a primeira reforma e ampliação. A escola foi novamente ampliada este ano, dobrando a capacidade de atendimento de alunos.