MOBILIDADE URBANA

Etapa inicial do Plano Cicloviário será apresentada nesta quinta-feira (4).

Etapa inicial do Plano Cicloviário será apresentada nesta quinta-feira (4).
Maringá conta com aproximadamente 15 km de ciclovias

A etapa inicial do Plano Cicloviário em desenvolvimento pela Prefeitura prevê uma malha ciclável de 87 km, com previsão de ampliação. Atualmente Maringá conta com aproximadamente 15 km de ciclovias. A etapa inicial do plano, que prevê revitalizar os espaços antigos e construir novas opções, será apresentada para autoridades, comunidade e imprensa nesta quinta-feira (4), às 9 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura.

O Plano Cicloviário está sendo desenvolvido por arquitetos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) em conjunto com a Associação dos Ciclistas do Noroeste do Paraná (Ciclonoroeste) partindo das necessidades de quem utiliza a bicicleta como opção de modal.

O projeto está em consonância com a lei de mobilidade urbana, lei federal 12.587, de 2012, que prioriza os modais não motorizados (pedestres e ciclistas) sobre os motorizados. A legislação concede um prazo de três anos, até 2015, para que todos os municípios elaborem seus planos de mobilidade urbana.

O objetivo do plano cicloviário de Maringá é revitalizar as ciclovias existentes, interligá-las com novas ciclovias e estabelecer rotas cicláveis em vias locais, as chamadas ciclorrotas.

O início do plano se dará com a obra da ciclovia da avenida Brasil, que vai ligar a ciclovia da avenida Mandacaru (Zona Norte) com a da Brasil na altura da Praça 7 de Setembro até a avenida Gastão Vidigal (Zona Sul). A licitação da ciclovia da Brasil está marcada para esta sexta-feira (5), às 15 horas.