INVESTIMENTO

Primeira Feira de Aviação movimenta Maringá e consolida Polo Aeronáutico.

Primeira edição realizada em Maringá, a 17ª Feira de Aviação EAB Air Show atraiu potenciais investidores, líderes do setor aeronáutico, apaixonados por aviação e a comunidade em geral, que aproveitou a entrada gratuita no último domingo (31) para conhecer a estrutura e participar do evento.

Os quatro dias da feira transformaram Maringá, movimentaram o Aeroporto Regional Silvio Name Junior e a área ao redor, gerando resultados positivos como a indicação do ministro da aviação civil, Moreira Franco, do Polo Aeronáutico local como modelo para outros municípios.

Enquanto os mais de 100 expositores de marcas e serviços faziam negócios em terra, expondo mais de 150 aeronaves, raridades históricas e lançamentos de mais de 16 países, o público acompanhava no ar acrobacias aéreas e vôos de demonstração.

O prefeito Roberto Pupin participou dos quatro dias da feira, acompanhando de perto a atuação dos expositores, a comercialização de aeronaves e os negócios do setor.

O presidente da EAB Air Show, Décio Corrêa, afirmou que Maringá superou todas as expectativas de negócios e movimentação. “A feira resultou na confirmação de três empresas que desejam se instalar em Maringá, a Flyer, a Edra e a Paradise, dando início ao Polo Aeronáutico do Paraná aqui”, afirmou.

A Prefeitura já está comercializando 40 alqueires de terras com terrenos de 10 mil m² ou mais e o prefeito Roberto Pupin assinou um decreto de desapropriação de outros 300 alqueires para consolidar o segmento aéreo na cidade.

Segundo Corrêa, outra surpresa foi quanto ao número de aeronaves participantes. “No sábado, dia 30, conseguimos quebrar nosso recorde e reunir no céu de Maringá 41 aeronaves tentando pousar, gerando congestionamento no tráfego aéreo. Para se ter uma idéia, o maior evento do mundo, nos Estados Unidos, concentrou no máximo 67 aeronaves tentando pousar ao mesmo tempo. Acredito que nenhum Aeroporto nesta data na América Latina tenha registrado esses números”.

Estrutura

Entre os motivos que vem atraindo investidores do setor para Maringá está o fato da cidade contar com um Aeroporto completo, com Porto Seco e depósito alfandegário, com uma área livre no entorno, administrado pela Prefeitura. Além disso, a cidade está localizada em uma região privilegiada, concentrando em 500 km de raio 65% de todo o sistema de aviação civil do Brasil.

Segundo Pupin, a Prefeitura está se mobilizando para garantir também mão de obra qualificada para trabalhar nessas empresas. “Queremos que nossa cidade absorva essa mão de obra, por isso estamos correndo atrás. A Unicesumar já garantiu que vai disponibilizar cursos de pilotagem e estamos negociando com a UEM para trazer o curso de engenharia aeronáutica e poder capacitar mais pessoas, contribuindo também com a geração de emprego e renda”.

O gerente da Flyer, Luís Cláudio Gonçalves, vendeu uma aeronave de 300 mil dólares na feira e confirmou a intenção da empresa de se instalar em Maringá. “O projeto do Polo Aeronáutico me parece muito interessante e estamos analisando essa possibilidade. A princípio queremos manter aqui mais de 200 pessoas trabalhando para produzir de 10 a 12 aeronaves por mês”, adiantou.