SAÚDE

Programa Saúde do homem realiza ações nesta quarta-feira (13).

A Secretaria de Saúde promove nesta quarta-feira, 13 de agosto, uma ação do Agosto Azul, do Programa Saúde do Homem. As atividades serão realizadas a partir das 9 horas na Unidade Básica de Saúde do Olímpico, e repetidas pelas demais UBS nos dias seguintes.

O objetivo da mobilização do Agosto Azul é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. Durante a campanha, as Unidades Básicas de Saúde estarão adaptando o ambiente para atrair o público masculino, ainda registrando suas demandas e sugestões, oferecendo apoio nas situações difíceis e incentivando-os a cuidar da própria saúde.

As equipes estarão apresentando os temas relacionados ao cuidado paterno, incluindo as diferentes atividades educativas realizadas pela unidade, como: contracepção, pré-natal, aleitamento, grupos de adolescentes, pais e idosos; e ainda oferecendo horários alternativos, tais como sábados e terceiro turno, para consultas, atividades de grupo e visitas às enfermarias, a fim de facilitar a presença dos pais que trabalham.

As UBS pretendem ainda estabelecer parcerias com a comunidade para fortalecer a rede de apoio social, além de traçar estratégias para que o homem faça exames de rotina no momento que está acompanhando a gestante por exemplo: testes rápidos de hepatites, HIV, sífilis e outros exames : glicemia, hemograma, lipidograma. “Marcando essa semana do Dia dos Pais neste domingo, convidamos os homens para se integrarem aos programas de promoção e prevenção em saúde”, reforça o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O Programa Saúde do Homem segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), com a diretriz de promover ações de saúde que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos homens. Além da "Atenção Integral às Doenças Prevalentes na População Masculina", o eixo da política inclui ainda a “Paternidade e Cuidado”, implantado em Maringá como o Pré Natal Masculino nas UBS.

Dentro do Programa Saúde do Homem o município já realizou capacitações e oficinas de trabalho com médicos da ESF e clínicos, disponibilizando ainda exames laboratoriais e complementares pelo laboratório central nas próprias UBS.

Os medicamentos como a doxazosina quando necessários são fornecidos e disponibilizados pelas 29 UBS. A Secretaria de Saúde implantou também o ambulatório de urologia na UBS Zona Sul, dispondo de um urologista atendendo semanalmente com uma média de 30 consultas, referenciadas pelas UBS. As cirurgias eletivas de vasectomia - quatro por semana - são realizadas no Hospital Municipal de Maringá pelo SUS.