CAMPANHA

Campanha de educação de trânsito será lançada nesta segunda-feira (4).

Campanha de educação de trânsito será lançada nesta segunda-feira (4).
Campanha visa conscientizar todos os envolvidos no trânsito
As secretarias de Saúde e de Trânsito e Segurança lançam na segunda-feira (4) uma campanha de educação de trânsito que vai para as ruas conscientizar e orientar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito. O lançamento será na praça da Prefeitura às 10 horas. A campanha se junta às demais ações das secretarias municipais na missão de reduzir os acidentes de trânsito.

Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão levando a educação no trânsito para os usuários e a comunidade atendida e a Unidade Móvel da Setrans estará nos bairros orientando motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. “A campanha visa alcançar todos em personagens do trânsito, de pedestres a motoristas, já que cada um tem sua responsabilidade legal para evitar acidentes”, lembra o secretário de Segurança e Trânsito, Ideval de Oliveira.

A campanha, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, está dentro dos sete eixos do programa Maringá Saudável. Os eixos de ação vão do incentivo à alimentação saudável e a prática de atividade física, a prevenção e controle do tabagismo, a redução dos danos causados pelo álcool e drogas, a prevenção da violência e estímulo à cultura de paz, a promoção do desenvolvimento sustentável e a redução das mortes por acidentes de trânsito.

Epidemia

A campanha segue também orientação da Organização Mundial da Saúde, que recentemente divulgou dados que indicam uma séria epidemia letal no trânsito das vias públicas do planeta. Só no ano de 2010 aconteceram 1,24 milhão de mortes por acidente de trânsito em 182 países do mundo. Entre 20 e 50 milhões sobrevivem com traumatismos e feridas.

A OMS estima que, atualmente, 90% dessas mortes acontecem em países com rendimentos baixos ou médios que, em conjunto, possuem menos da metade dos veículos do mundo. E vai ser precisamente nesses países que as previsões da OMS indicam que a situação vai se agravar ainda muito mais, em função de um esperado aumento nos índices de motorização, sem equivalentes investimentos na segurança nas vias públicas. Esse volume de acidentes representa um custo global de US$ 518 bilhões/ano. Se nada for feito, a OMS estima que deveremos ter 1,9 milhão de mortes no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030.

Maringá desde 2005 adota política de governo que valoriza ações de promoção da saúde, faz parte da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, criou o Núcleo de Prevenção das Violências e Acidentes em 2006 e formou a Rede composta por diversas Secretarias e setores do município.

Desde 2009 a Setrans registrou 342 vítimas fatais decorrentes de acidentes de trânsito em Maringá, destes 283 (82%) são homens e 59 (18%) mulheres. Quando analisamos a faixa etária, pessoas acima de 60 anos tem sido crescente o percentual de vítimas e no período analisado representam 19% das vítimas fatais. Nota-se, portanto, que ações educativas e preventivas devem ser voltadas para pessoas do gênero masculino e idoso.

Com relação a acidentes de trânsito, a Setrans, através do setor de Educação de Trânsito, realiza campanhas educativas de orientação à população com temas variados, para todas as faixas etárias, com trabalhos educativos diversos e adequados a cada faixa etária. O Projeto Sorrindo no Trânsito realiza campanhas de rua conscientizando a todos os transeuntes da importância do respeito à faixa de pedestre. O Projeto Trânsito nas Escolas realiza apresentações teatrais nas escolas para alunos de 1° a 5° ano da rede pública e privada, e o Projeto Trânsito com Cidadania trabalha com Contação de História para crianças de 3 a 6 anos de idade nos Centros de Educação Infantil.

Nas unidades básicas de saúde (UBS), igrejas e outros locais que realizam trabalhos com idosos, os educadores de trânsito realizam um trabalho de conscientização através de palestras e dinâmicas que atingem de forma mais eficiente a faixa etária em questão. Trabalho educativo realizado para todas as faixas etárias, de forma diversa, para que todos aprendam a respeitar e praticar todas as normas e leis de trânsito.