CREA

Maringá sedia reunião da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Engenharia de Minas

Maringá sedia nesta terça-feira (dia 22) a reunião de Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Engenharia de Minas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Os conselheiros vão se reunir na sede da entidade, a partir das 9h, para apresentar aos profissionais e futuros engenheiros químicos a importância da atuação do CREA como agente de regulamentação e fiscalização de empresas e profissionais, para benefício da sociedade e proteção das profissões correlatas à Engenharia Química, Geologia e Minas.

O gerente da Regional Maringá do CREA-PR, engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho, lembra que a realização da reunião em Maringá faz parte da política de descentralização das ações do CREA-PR fortalecida na gestão do presidente Joel Krüger, e se trata de uma oportunidade para os profissionais conhecerem a estrutura e funcionamento da instância deliberativa do Conselho em suas reuniões ordinárias.

“A princípio as reuniões eram realizadas somente em Curitiba, mas já há algum tempo elas foram descentralizadas proporcionando assim uma aproximação entre o Conselho com entidades, profissionais e instituições de ensino”, explica o engenheiro civil. “Nas reuniões são discutidas questões pertinentes à profissão de Engenharia, ou seja, é importante levar essas discussões ao interior para que os profissionais e também os futuros profissionais possam acompanhar o trabalho dos conselheiros e participar de um debate qualificado sobre os rumos e as diretrizes da profissão e dos trabalhos de regulamentação do CREA-PR”, reforça o engenheiro civil.

Para o coordenador do curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcelino Luiz Gimenes, essa aproximação do CREA-PR com as instituições de ensino é importante para garantir mercado de trabalho aos futuros profissionais e vigiar o exercício da profissão. “Os profissionais de Engenharia Química precisam do respaldo do Conselho tanto pela necessidade do registro exigido por muitas empresas como para garantir condições de trabalho mediante fiscalizações”, diz.

A reunião da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Engenharia de Minas é aberta para inspetores da região de Maringá; coordenadores de curso, docentes e membros dirigentes do CREAjr-PR.

Conselhos

Cada Câmara Especializada é composta por conselheiros das diferentes titulações que integram a respectiva categoria ou grupo profissional. Os conselheiros são profissionais das engenharias e da agronomia, eleitos pelas entidades de classe e instituições de ensino para representar a sua categoria profissional no CREA-PR. Esse cargo é honorífico e tem mandato de três anos, podendo o conselheiro ser reeleito.

Serviço: O CREA-PR fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139.