UEM

Simpósio internacional terá participação da escritora Marie Hélène Bourcier.

A escritora e teórica queer de reconhecimento internacional, Marie Hélène Bourcier, participará de simpósio internacional com seu nome na Universidade Estadual de Maringá, que será realizado de 25 a 30 deste mês. Bourcier, que também é socióloga e mestre de conferências na Universidade de Lille III na França, autora de vários livros e artigos acadêmicos, vem ao Brasil por meio de intercâmbio com as universidades federais de Santa Catarina e da Bahia e a UEM.

Segundo site wikipedia, a teoria queer, oficialmente queer theory (em inglês), é uma teoria sobre o gênero que afirma que a orientação sexual e a identidade sexual ou de gênero dos indivíduos são o resultado de um constructo social e que, portanto, não existem papéis sexuais essencial ou biologicamente inscritos na natureza humana, antes formas socialmente variáveis de desempenhar um ou vários papéis sexuais.

Os organizadores explicam que serão realizadas atividades teóricas e artísticas relacionadas com o trabalho de Bourcier com o objetivo de promover espaços de trocas de conhecimentos e vivências da teoria queer, estudos de gênero e teorias feministas, assim como permitir vislumbres de possibilidades de pesquisas e atuação. O evento é destinado a estudiosos (Linguagem não sexista – Unesco) das áreas de gênero, sexualidade, feminismos, pedagogia dos corpos e teoria queer. As vagas são limitadas e prioritárias para integrantes de grupos de pesquisa relacionados com os temas citados.

A organização conta com as docentes Patrícia Lessa, Crishna Correa, Isadora Vier e estudantes dos grupos nos quais atuam como Gepecos (Grupo de Estudos das Pedagogias do Corpo e da Sexualidade) e o Nudisex (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 22, sem custos, por meio do site do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (www.ppe.uem.br/eventos.htm). Haverá certificado.

A programação começa com oficina de cinema com Michelle Riemer (UFPR), no dia 25, às 14 horas, na UEM, Bloco H-12, sala 15. Durante a conferência de abertura, no Bloco H-12, no Auditório Paulo Freire, no dia 28, às 19 horas, Bourcier falará sobre What’s wrong with rights? Féminism, homosexualism and neoliberalism. Também serão debatidas as Visibilidades e Ocupações em Territórios Físico e Digitais, no dia 30, às 19h30, no Bloco H-12, sala 15. Haverá um Atelier Drag King no Atari Bar, no dia 29, às 19 horas. Um grupo de 20 mulheres irá performatizar uma masculinidade, criando um personagem e apresentando-se no bar. No decorrer do evento, serão realizadas ainda reuniões com grupos de pesquisa, ocupação artística e roda de conversa. A programação completa pode ser vista no site www.ppe.uem.br/eventos.htm. Outras informações pelo e-mail patricialessa13@gmail.com.