PREVENÇÃO

Blitze educativas movimentam Semana de Prevenção ao Uso de Drogas.

Blitze educativas movimentam Semana de Prevenção ao Uso de Drogas.
Materiais educativos são distribuídos durante blitz.

A Diretoria de Programas Sobre Drogas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) estão promovendo uma série de atividades na Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que prevê ações até a próxima sexta-feira (27).

Nesta terça-feira (24), equipes das secretarias municipais fizeram blitze educativas com distribuição de panfletos e orientações na avenida Brasil e em frente ao Colégio Estadual João XXIII. As atividades também estão sendo realizadas nas igrejas católicas e evangélicas.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal, Helena Maria Ramos dos Santos, a blitze é um trabalho de conscientização para toda à comunidade. “Estamos entregando materiais explicativos sobre o Conselho Municipal e como funciona a rede que compõe esse conselho para evitar novos dependentes químicos”, explica.

Alex Chaves, Diretor de Programas sobre Drogas da Sasc, comenta que a Prefeitura está trabalhando intensamente na prevenção ao uso de drogas. “É muito difícil recuperar as pessoas que fazem o uso de drogas, por isso é importante fazer essa prevenção, com blitze, visitas às escolas e à comunidade”.

O evento é realizado sempre na semana do dia 26 de junho, data escolhida pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial de Enfrentamento às Drogas. No município, foi instituída a Semana de Prevenção para marcar a data com atividades de saúde, educação, cultura, esporte e lazer.

As atividades foram planejadas pela comissão organizadora formada por membros do Comad e representantes da rede de atenção do município em parceria com a Diretoria de Programas sobre Drogas, UEM (Padeq, Provent, Projeto de Tabagismo), secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Saúde (Maringá Saudável), Opem, Arquidiocese, Câmara Municipal de Maringá, Núcleo Regional de Educação e Colônia Penal Industrial (CPIM).

As inscrições para os interessados em participar do Seminário de Prevenção na quinta-feira (26), no Teatro Calil Haddad, estão abertas e podem ser feitas no hotsite do evento, no link “Semana de Prevenção ao Uso de Drogas” disponível no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br.

Programação:

25/06 - Blitz educativa / Sorrindo no trânsito

Locais: Parque do Ingá / Escola Gastão Vidigal

Horários: 14h30 / 11h30

26/06 - Seminário de Prevenção

Manhã: Lízia Helena Naguel

Tarde: Uilson José G. Araújo

Local: Auditório Dona Etelvina (Unicesumar)

Horários: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17 horas

27/06 - Apresentação de Filme e Debate

Local: Colônia Penal Industrial-CPIM

Horário: das 19 às 21 horas