FISCALIZAÇÃO

Veículos abandonados serão notificados antes de serem retirados das ruas.

A Prefeitura deu início nesta semana à operação Lata Velha, com o objetivo de fiscalizar veículos abandonados nas ruas, cumprindo a lei municipal 9651/2013. O serviço está sendo feito pela Diretoria de Fiscalização, Secretaria de Trânsito e Segurança e Secretaria de Serviços Públicos.

A princípio, a Diretoria de Fiscalização está emitindo notificações aos proprietários dos veículos, com base na placa ou no número do chassi, afixando a nota no para-brisas e divulgando no Diário Oficial.

Após 10 dias da notificação, quem não retirar o veículo da rua está sujeito a penalidades previstas pela Secretaria de Trânsito e Segurança, que mapeou toda a cidade e identificou 60 locais com carros e caminhonetes abandonados.

Os veículos serão guinchados pela Secretaria de Serviços Públicos e levados para um pátio da Prefeitura. Para retirar, os proprietários terão que arcar com despesas previstas no decreto 3155/2013: multa de R$ 53 para remoção do veículo, taxa diária de R$ 89, além de multas e outros valores pendentes.

Segundo o diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo, o prazo máximo para a retirada dos veículos do pátio será de 90 dias. “Após esse prazo vamos dar início aos trâmites para leiloar os equipamentos”, explicou.