SAÚDE

Programa Saúde do Homem prepara capacitação para o programa de Pré-Natal Masculino.

A Secretaria de Saúde promove no próximo dia 10 de junho, terça-feira, uma oficina de qualificação para implantar o programa Pré-Natal Masculino. Participam da capacitação o coordenador da Política Nacional de Saúde do Homem, Eduardo Schwarz Chakora, e o consultor do Ministério da Saúde, Daniel da Costa, que vão falar sobre o eixo paternidade e cuidado dentro da Política de Saúde do Homem.

Serão treinados enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e profissionais do NASF para atendimento às 29 Unidades Básicas de Saúde. O curso faz parte da estratégia do programa Saúde do Homem, e será realizado em duas turmas, pela manhã e de tarde, no Auditório da Secretaria de Saúde.

O objetivo geral do programa, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do município, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco. Outro ponto importante é facilitar o acesso deste público às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

Além de implantar o pré-natal masculino em todas as Unidades Básicas de Saúde, através do treinamento do pessoal será possível o organizar, implantar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde do homem, dentro dos princípios que regem o Sistema Único de Saúde, além de fortalecer a atenção básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.

O programa vai ainda qualificar os profissionais de saúde da rede básica para o correto atendimento à saúde do homem; ampliar e qualificar a atenção ao planejamento reprodutivo masculino, inclusive a assistência à infertilidade; estimular a participação e inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, enfocando a paternidade responsável, e ainda garantir a oferta da contracepção cirúrgica voluntária masculina.

Na prevenção o programa prevê promover e garantir, na população masculina, o teste rápido de AIDS e sífilis; garantir a oferta de preservativo como medida de dupla proteção da gravidez inoportuna e das DST/AIDS; estimular, implantar, implementar e qualificar pessoal para a atenção às disfunções sexuais masculinas; e garantir o acesso aos serviços especializados de atenção secundária e terciária para os casos identificados como merecedores destes cuidados.