TRÂNSITO

Setran registra apenas uma morte no trânsito em novembro

Durante o mês de novembro a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) registrou apenas uma morte por acidente de trânsito na área urbana de Maringá.

Foi o menor índice verificado desde a implantação da campanha "Faixa: Eu Paro", colocada em prática pela Prefeitura de Maringá a partir do dia 21 de setembro deste ano.

A campanha envolve a participação do 4º BPM, Tiro de Guerra e voluntários integrantes de entidades sociais da cidade.

O número também não era registrado desde maio de 2002 - ou seja, há três anos e meio - e foi menor que o verificado em setembro deste ano, quando ocorreram duas mortes por acidentes de trânsito na cidade.

De acordo com estatísticas da Setran, nos últimos três anos é constatada a média mensal de seis óbitos provocados por acidentes de trânsito.

No período de janeiro a novembro de 2005 foram registrados 54 óbitos, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram 77 mortes, o que representa uma redução de 30% no número de ocorrências.

Das 54 vítimas fatais deste ano 31,5% eram condutores de motos, 31,5% passageiros de motos, 15% condutores de automóveis, 15% ciclistas, 5,5% passageiros de motos e 1,5% passageiros de automóveis.

A estatística da Setran aponta também que 74% das vítimas fatais nos acidentes são homens e 24% mulheres.

ACIDENTES DIMINUEM: neste ano, os meses de maior número de ocorrências foram junho e agosto, com nove óbitos cada um.

Entre as vítimas, a maior incidência ocorre com pessoas de 25 anos (8 mortes) e 40 anos de idade (7 mortes).

"De janeiro até julho deste ano já havia sendo observada uma redução de 28% no número de mortes em conseqüência de acidentes de trânsito em Maringá.

Por isso, o índice de novembro ratifica essa estatística e mostra que os motoristas estão tomando consciência da necessidade de se respeitar as leis que regem esse setor", analisa o secretário dos transportes, Valdir Pignata.

A campanha educativa "Faixa: Eu Paro" procura conscientizar condutores de veículos e pedestres a desenvolverem uma convivência harmoniosa no trânsito urbano.

"Quando isso efetivamente ocorrer a comunidade toda poderá comemorar o início da concretização do objetivo de preservar a vida humana no trânsito, uma das principais metas desta administração", conclui Pignata.

Mais informações: 3901-1717 / 3901-1718 (Secretaria dos Transportes)
Pmm