ESPORTE

Circuito nacional sub-21 de vôlei de praia agita as areias da Vila Olímpica.

Com início nesta sexta-feira (30), das 8 às 18 horas, as quadras de areia da Vila Olímpica de Maringá sediarão o Circuito Banco do Brasil Sub-21. A competição prossegue no sábado das 9 às 17 horas e no domingo das 8 às 12 horas.

O circuito é considerado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) um dos torneios mais importantes da temporada, pois é atualmente a grande competição de base para o vôlei de praia que tem sido fonte de várias medalhas para o Brasil nas últimas Olimpíadas.

′′É uma satisfação ver que a estrutura esportiva de Maringá tem força para propiciar o surgimento de novos talentos, com grandes competições sediadas na cidade. Isso demonstra o apoio que a Prefeitura de Maringá destina ao esporte de rendimento, fomentando e impulsionando o cenário esportivo local′′, afirma o Secretário interino de Esportes e Lazer (SESP), Afonso Fernandes Martins Neto

Segundo a Confederação Brasileira, a competição envolve diretamente 128 atletas, 64 técnicos e 32 árbitros, além de diversos dirigentes da confederação. O circuito reúne representantes das 27 federações, além de uma dupla inscrita por convite, totalizando 28 times. O naipe feminino terá um time a menos, com 27 duplas. As federações serão divididas em sete grupos, onde todos os primeiros e segundos colocados, além dos dois melhores terceiros selecionados através do índice técnico, se classificam às oitavas de final do torneio.

A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos na disputa pelo troféu de 2014. O estado do Paraná, representado pela dupla maringaense Arthur Lanci e Eduardo Davi, defende o título do Circuito Nacional de Vôlei de Praia conquistado em 2013 e iniciou as disputas deste ano vencendo a 1ª etapa disputada em Palmas, Tocantins. Após passar por cinco fases, os maringaenses derrotaram a dupla da Paraíba, por dois sets a zero (21/10 e 21/12), na final.

Os técnicos dos times masculino e feminino também são apontados pelas federações. A pontuação de cada etapa vai para o estado, que pode alterar as duplas inscritas durante a competição. Ao final das cinco etapas, a federação com maior número de pontos é declarada campeã.

′′Nosso objetivo é a defesa do título, bem como a vaga para a disputa do mundial da categoria. Para alcançá-los precisamos de muito empenho e trabalhar com dedicação nos treinos. Os bons resultados são frutos do trabalho desenvolvido em nossa cidade que possuí uma estrutura esportiva muito qualificada′′, expõe o técnico da Associação Maringaense de Vôlei de Praia e coordenador de seleções de praia da Federação Paranaense de Voleibol, Robson Xavier.

A modalidade vem sendo destaque com a revelação de vários atletas através do trabalho da Associação Maringaense em parceria com a Secretaria de Esportes, o que também oportuniza a cidade receber diversas competições relevantes.