SAÚDE

Maringá recebe prêmio do Ministério da Saúde

O secretário municipal da Saúde, Heine Macieira, representa o município de Maringá nesta sexta-feira, dia 2, no Rio de Janeiro, durante a entrega do Prêmio Bibi Vogel de Aleitamento Materno.

A solenidade de entrega do prêmio será presidida pelo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, a partir das 12h, no Centro de Convenções do Riocentro, durante a realização da II Conferência Nacional de Amamentação e Nascimento.

Instituído pelo Ministério da Saúde, o Prêmio Bibi Vogel é destinado ao município que mais se destaca em cada uma das cinco regiões brasileiras no projeto de incentivo ao aleitamento materno desenvolvido nas unidades da rede pública da saúde.

Ao superar inclusive Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, o município de Maringá é o único do sul do país a ser contemplado com o prêmio.

De acordo com o secretário Heine Macieira, o prêmio pela classificação é de R$ 50 mil reais.

"Nossa intenção é reinvestir todo o dinheiro do prêmio na política de valorização da amamentação materna que é desenvolvida nos diversos hospitais da cidade, maternidades, postos de saúde, pelas equipes do Programa Saúde da Família, instituições de ensino superior e, especialmente, pelo Banco de Leite Humano do Hospital Universitário", destaca.

Na avaliação do secretário também estão incluídas nessa conquista as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno desenvolvidas pelo Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno e o projeto Unidade Básica Amiga da Amamentação, ainda em fase de implantação no município.

O SIGNIFICADO DO PRÊMIO: com a finalidade de incentivar a saúde integral da criança, através do lema “Município que promove a amamentação promove saúde”, o Prêmio Bibi Vogel homenageia uma militante das causas humanitárias que se destacou profissionalmente como como atriz, manequim e cantora.

Conhecida como Bibi Vogel – Sylvia Dulce Kleiner – fundou em 1980, juntamente com um grupo de mães, o projeto “Amigas do Peito”.

A iniciativa ocorreu logo após a atriz regressar da Argentina, onde casou e teve uma filha.

Inspirado nesta iniciativa, o Ministério da Saúde enfatiza o acompanhamento na gestação, a amamentação durante os primeiros seis meses de vida e enumera vantagens da amamentação tanto para a criança quanto para a mãe.

Mais informações: 3218-3100 (Secretaria da Saúde)

Pmm