ECONOMIA

Maringá está entre as 40 cidades referência em empreendedorismo do país.

O consultor do Sebrae e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília, Rômulo Rende, está na cidade para conferir o trabalho da Prefeitura com relação ao desenvolvimento econômico. Maringá está entre os 40 municípios do país referência em empreendedorismo, o que motivou a visita do consultor para conhecer os atos administrativos que impulsionam o desenvolvimento de pequenas empresas desde a criação da Lei Geral.

“Dos 5.570 municípios do país, Maringá está entre as 40 que mais estimulam o empreendedorismo, se destacando com um trabalho forte de governança, controle social e gestão pública empreendedora que geram mais qualidade de vida para a população”, disse o consultor.

A intenção com a visita é divulgar o trabalho já desenvolvido e influenciar outros municípios a adotarem as melhores práticas apontadas pela CNM, contribuindo com o desenvolvimento econômico no país.

O consultor esteve com o prefeito Roberto Pupin ouvindo as boas experiências alcançadas por Maringá e acompanhou o trabalho da equipe técnica do comitê gestor de desenvolvimento econômico, composto por membros das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Gestão, Saúde, Educação e da Procuradoria Geral.

“Desde a implantação da Lei Geral da Pequena Empresa, da qual Maringá foi pioneira, avançamos muito no incentivo a criação e ao fortalecimento de empresas, com a implementação do Micro Empreendedor Individual, ampliando a permissão de atividades comerciais nos bairros e utilizando projetos e sistemas informatizados de desburocratização”, apontou o prefeito.

Entre essas ações, se destacam a criação do Alvará Online, que permite a emissão do alvará via Internet em apenas 30 minutos; o projeto Bairro Empreendedor, levado a todas as regiões da cidade com orientações e serviços para micro e pequenos empreendedores; o ISS Tecnológico, que permite a dedução de impostos para empresas que investirem em tecnologia; a educação empreendedora destinada a crianças das escolas municipais, incentivando o empreendedorismo desde a infância; e ainda os cursos oferecidos pelo programa Bom Negócio Paraná, que está na nona turma.

Além de todos esses fatores, a Prefeitura está avançando também na implementação da Redesim, da qual Maringá foi escolhida para desenvolver o projeto-piloto no Paraná pela capacidade de se adaptar aos novos tempos, investindo em novas tecnologias e em pessoal, permitindo mais esse avanço que dará agilidade na abertura de empresas.

Outro benefício apontado pelo prefeito foi a viabilização do Parque Cidade Industrial, que está sendo construído próximo ao Aeroporto Regional e vai receber mais de 300 empresas de diversos setores, Pupin também lembrou do incentivo concedido através da Incubadora Tecnológica, que teve a área transformada recentemente em Parque Tecnológico, possibilitando a instalação de outras empresas no local.

Segundo o prefeito, no início de junho será a licitação para a abertura da Sala do Empreendedor. “Depois da licitação, teremos 90 dias para colocar a sala em funcionamento, oferecendo prestação de serviço, informações, cursos e treinamentos para micro e pequenos empresários que desejam se estabelecer na cidade”, adiantou.