GERAL

Pais de alunos da Rede Municipal vão receber material para prevenção às drogas

Ontem (1/12) pela manhã, no Paço Municipal, representantes da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Paraná - Assojepar entregaram à Secretaria da Educação material para orientar os pais sobre como reconhecer o dependente de drogas.

A iniciativa é realizada também em parceria com o Fórum de Maringá e a Vara da Infância e Juventude, por meio do Juiz Renê Pereira da Costa.

Além da secretária da Educação, professora Norma Deffune Leandro, marcaram presença no evento, João Batista de Souza, oficial de justiça e representante da Assojepar e os representantes do Jornal da Assojepar, Nilson Gonçalves da Silva e Marco Aurélio Silveira.

De acordo com a secretária da Educação, o material de orientação será entregue a todos os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino.

O material destaca que os precisam conhecer os sintomas dos usuários de drogas para intensificar a prevenção.

Algumas alterações do comportamento dos adolescentes são mudança de atividade, normalmente de interesses competitivos para passividade e retraimento; aumento nos atritos com outras pessoas, irritabilidade, mau humor; atitude hipersensível no que se refere a leves críticas; aumento de apetite, perda de peso; pensamento desordenado e fragmentado, perda de memória, entre outras.

Entre os cuidados a serem tomados pelos pais estão o de não rejeitar o jovem, uma vez que o primeiro amparo que o viciado deve ter é da família; não buscar desculpas e partir para soluções práticas; evitar companhias que levem à recaída; ser franco, efetivo e evitar super dimensionar o problema; conhecer os recursos da comunidade; buscar auxílio especializado; incentivar os esportes e proporcionar guarida espiritual.
Pmm