CULTURA

Projeto Um Outro Olhar exibe o filme “Bestiário” neste sábado (24).

Projeto Um Outro Olhar exibe o filme “Bestiário” neste sábado (24).
Exibição será no Auditório Hélio Moreira, às 20h00.

O projeto Um Outro Olhar apresenta neste sábado (24), às 20 horas, o filme “Bestiário” do diretor Denis Côté, no Auditório Hélio Moreira. A obra é uma produção canadense e francesa e de classificação de 16 anos. A entrada é gratuita.

Criado em 2000, “Um Outro Olhar” tem a proposta da exibição de filmes clássicos, alternativos e contemporâneos de arte para a reflexão acerca de inúmeras questões que fazem parte da condição humana. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Jornal O Diário, Maringá.com, Art Vídeo e patrocínio da Sociedade Médica e da Cocamar.

O coordenador do projeto Um Outro Olhar, Paulo Campagnolo, comentou a obra. “A coisa mais importante talvez para se dizer sobre ′Bestiário′, do diretor canadense Denis Côté, é que é um filme que olha para nós. Se essa premissa por si só já seria interessante (no mínimo), então o que dizer sobre um filme que ainda, em 122 tomadas estáticas, mostra basicamente animais num zoológico de Montreal? Bem, disseram muitas coisas sobre o filme, que era um tratado sobre enquadramento cinematográfico, um estudo etnográfico, uma reflexão moral sobre a miséria humana, e por aí vai. Talvez, uma vez mais, seja tudo isso mesmo. Mas ainda há mais e uma das perguntas que ficam, no final, é: ′quem é o animal, mesmo?′ Então, prepare-se. Nem documentário, nem ficção, mais uma experiência estética do olhar. O espectador poderá decidir se encara o cinema ou a si próprio, mesmo na sua miopia latente. É de uma contundência exasperante. Inédito no Brasil”.