SAÚDE

Novos equipamentos do HUM beneficiarão as UTI adulta, pediátrica e neonatal.

Já entraram em funcionamento os novos monitores multiparamétricos do Hospital Regional Universitário de Maringá (HUM). Os 20 monitores beneficiarão as unidades de terapia intensiva (UTI) adulta, pediátrica e neonatal.

Com o uso dos monitores multiparamétricos os pacientes críticos da terapia intensiva terão avaliação de todos os parâmetros, a exemplo da pressão arterial, pressão invasiva, temperatura e saturação, entre outros. “Os novos monitores são ideais para a realização do controle 24 horas dos pacientes em estado grave”, disse Inês Barth Godoi, enfermeira do Serviço de Gestão de Materiais e Equipamentos. Os monitores também auxiliam na modernização do parque tecnológico e colocam o HUM em conformidade com uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além dos monitores, outros equipamentos foram adquiridos. No centro cirúrgico, foram implantados um berço aquecido Baby Puf, para a recuperação de recém-nascidos com baixo peso, aspiradores cirúrgicos, uma torre de vídeo para videocirurgias e instrumentais endoscópicos urológicos. Para o setor de imagem foi adquirido um aparelho de raio-x portátil. Além disso, houve a implantação de uma microcentrífuga no Banco de Leite Humano, um espirômetro para o serviço de pneumologia, três centrífugas para o Departamento de Farmácia (DAF), respiradores BIPAP para melhor intervenção do serviço de fisioterapia e um foco cirúrgico de LED para a UTI neonatal.

Além de todas as compras, o HUM também está adotando o sistema de locação de equipamentos. Por esse método já estão sendo usadas 55 unidades de bombas de seringa e um novo sistema fechado de aspiração de secreções.