SOLIDARIEDADE

Doação de cabelos a crianças com câncer. Saiba como participar.

Uma ação solidária que se iniciará nesta segunda-feira (19), no Maringá Park Shopping Center, tem como finalidade a doação de cabelos para a confecção de perucas, que são destinadas a crianças com câncer pelo projeto voluntário Cabelegria, de São Paulo. Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) serão os primeiros a doar. Eles estarão no salão Lady&Lord, que fica no 4º piso do shopping, às 15 horas, quando serão realizados os primeiros cortes. Mas todas as pessoas interessadas também podem doar entre segunda (19), terça (20) e quarta (21), das 10h às 17h. Os cortes são gratuitos.

Segundo Beatriz Van Linchoten, acadêmica de Direito que teve a iniciativa, a ideia surgiu quando ela descobriu o projeto Cabelegria pela internet. O projeto tem como objetivo arrecadar cabelos para confecção de perucas para crianças em tratamento contra câncer, e atende todo o Brasil.

Colegas do Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF), que representa os acadêmicos de Direito da UEM, buscaram o apoio do Maringá Convention & Visitors Bureau e Rotary Clube de Maringá - Novo Centro para esta ação. Juntas, essas três entidades propuseram uma parceria com Maringá Park e o salão Lady&Lord. Tanto o shopping quanto o salão aderiram. “Abraçamos a causa na hora e os cabeleireiros aceitaram doar a mão de obra”, diz a gerente do salão, Angélica Andreis.

Ainda faz parte da ação o credenciamento Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Maringá, para que os pacientes atendidos pela instituição sejam beneficiados – quando houver solicitações – pelas perucas. Vale lembrar que a Rede Feminina não será ponto de entrega de cabelos para quem quiser fazer doações.

O objetivo da ação no shopping é fomentar a arrecadação em Maringá, para que seja doada a maior quantidade de cabelos possível ao projeto Cabelegria. Para quem for participar da ação, os profissionais do Lady&Lord farão o corte de cabelo gratuitamente. Para contribuir, é necessário doar dez centímetros de cabelo (medida mínima), inclusive os que têm tratamento químico.