DETRAN

Indicação de clínica para exame médico do Detran é feita por sistema digital.

Indicação de clínica para exame médico do Detran é feita por sistema digital.
Escolha do estabelecimento é por meio de sorteio.

Serviços oferecidos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), como primeira habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, necessitam, obrigatoriamente, que o motorista faço o Exame Médico juntos às clínicas credenciadas ao Departamento. A escolha do estabelecimento é feita através de um sistema digital, por meio de sorteio.

A distribuição é feita de forma aleatória e igualitária para atender as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo é não permitir direcionamento de quem vai realizar o exame, o que poderia causar interferência no processo. Além disso, o sistema evita que clínicas mais centrais fiquem sobrecarregadas e atendam uma quantidade de pessoas maior que a capacidade da equipe.

“O sistema é integrado e funciona online. Assim, ao marcar um exame para o usuário, é verificada a agenda de todas as clinicas credenciadas naquela cidade. Desta forma, nenhuma delas é beneficiada em detrimento das demais e o cidadão é atendido com qualidade e pontualidade”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

HORÁRIO - O Detran trabalha com agendamentos prévios de exames para trazer comodidade ao cidadão. Na guia, existe um aviso alertando para chegar 15 minutos antes e garantir o bom andamento no processo. É importante que não ocorra o atraso para evitar o cancelamento do exame.

De acordo com o coordenador da Divisão Médica e Psicológica do Detran, Gustavo Fatori, um atraso gera o efeito cascata nos outros agendamentos. “Cinco minutos de cada um prejudica todos os demais exames. A clínica está sujeita a ser penalizada em caso de descumprimento da agenda e repassa essa cobrança ao cidadão”, justifica.

Caso ocorra o cancelamento do exame, o usuário é orientado a efetuar o pagamento de uma nova taxa para remarcação da consulta na clínica credenciada. Por isso, é de importante chegar com antecedência ao local indicado.

RENOVAÇÃO - O processo de renovação é aberto 10 dias antes do vencimento da Carteira de Habilitação e o motorista recebe em casa uma carta que orienta o que deve ser feito em até 30 dias, período em que é permitido por lei dirigir com a habilitação vencida.

A carta possui uma guia de pagamento que deve ser efetuado nos agentes bancários credenciados (Banco do Brasil, Sicredi e Bacoob). Depois de pagar, é possível realizar com o protocolo o agendamento do Exame Médico pelo site do Detran, que vai selecionar por sorteio, a clínica conveniada.

É importante que o usuário compareça à clínica no dia e hora agendados, pois é necessário realizar a biometria e, caso ocorra atraso, o sistema bloqueia e impede a realização da consulta.

Concluída esta, etapa o motorista recebe em casa, em até 5 dias úteis, a nova Carteira de Habilitação, com a foto e a digital que estão cadastradas no sistema. Em 2013, 835 mil motoristas fizeram a renovação da carteira. Só no primeiro trimestre de 2014 foram 183 mil atendimentos.

PRIMEIRA HABILITAÇÃO - O Exame de Aptidão Física e Mental faz parte da terceira etapa do processo para tirar a primeira habilitação. Antes, o candidato deve comparecer a uma unidade do Detran para dar início ao processo e realizar a biometria.

Assim como na renovação da Carteira de Habilitação, a clínica conveniada também será escolhida por sorteio. No ano passado, 233 mil pessoas fizeram o exame para a primeira habilitação. Já nos três primeiros meses de 2014, as clínicas conveniadas atenderam 56 mil usuários.