SAÚDE

Mais de 30 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe.

A campanha de vacinação contra a gripe imunizou 30.278 pessoas até o último sábado, quando foi realizada a mobilização com todas as Unidades Básicas e a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde atendendo durante todo o dia. Do grupo prioritário, que engloba crianças a partir dos seis meses até cinco anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas que tiveram filho a partir de 1º de março, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, foram 25.822 vacinas, e mais 4.456 das pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A campanha prossegue até o dia 9 de maio, com atendimento em horário normal na Sala de Vacina da secretaria e nas Unidades Básicas, com exceção das UBS Grevileas e Mandacaru, que estão em reforma. “As pessoas que tem direito à vacina devem receber a dose o quanto antes evitando filas e demora nos últimos dias”, pede o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi. Em Maringá o público-alvo é de aproximadamente 112 mil pessoas.

A orientação para as pessoas que precisam se vacinar é procurar a UBS de referência mais próxima da residência, levando a carteira de vacinação, especialmente das crianças. O secretário reforça que a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), definida também por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.