SAÚDE

Dia de combate à hipertensão arterial acontece neste sábado (26).

Dia de combate à hipertensão arterial acontece neste sábado (26).
Campanha visa conscientizar a população sobre as medidas preventivas.

A Liga de Cardiologia da Unicesumar, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estará atuando no "Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial", neste sábado, dia 26.

A ação, de âmbito nacional, visa conscientizar a população sobre as medidas preventivas, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial. A ação da Liga de Cardiologia da Unicesumar (composta por alunos e professores de medicina) vai acontecer nos shoppings Avenida Center, Maringá Park e Cidade, no período das 10 às 18 horas.

A doença Segundo dados do Ministério da Saúde, a pressão alta atinge, em média, 25% da população brasileira chegando a mais de 50% na terceira idade, e 5% de crianças e adolescentes no Brasil também sofrem com a doença. Trata-se de uma doença silenciosa e, muitas vezes, o diagnóstico só é feito quando há complicações. A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano.

A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, acima da máxima de 120 e mínima de 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8. Entre as causas que podem levar à hipertensão está o sobrepeso e a obesidade, a ingestão excessiva de sal e o sedentarismo. E apesar de não ser uma doença exclusivamente genética, se é mais comum na família, a pessoa sofre um risco aumentado de ter pressão alta.

Para prevenir e controlar a pressão alta é importante que a pessoa pratique atividades físicas regularmente; mantenha o peso ideal, evitando a obesidade; adote uma alimentação saudável diminuindo o sal e as frituras, e aumentando as frutas, legumes e verduras; reduza o consumo de álcool; não fume; evite o estresse. Lembrando que quem tem hipertensão não pode interromper o tratamento e quem não é hipertenso deve aferir a pressão pelo menos uma vez por ano.