TRÂNSITO

Setran quer conter acidentes com motociclistas

Depois de reduzir o número de atropelamentos pela metade no mês de outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) está reforçando ações para conter o alto índice de acidentes com motocicletas nas vias urbanas de Maringá.

Com esta finalidade, agentes de trânsito estarão promovendo blitze educativas a partir desta quinta-feira, dia 24, para conscientizar os motociclistas a respeitar as faixas de pedestres, reavaliar sua maneira de pilotar e prestar maior atenção à segurança e velocidade adequada no trânsito.

De acordo com a coordenadora de Estatística e Educação de Trânsito da Setran, Bárbara Marchesini, as blitze vão ser desenvolvidas até sábado nos pontos críticos das principais ruas e avenidas da cidade.

Os motociclistas que respeitam as regras do trânsito vão receber adesivos da campanha "Faixa: eu paro" apropriadas para motos.

DADOS ESTATÍSTICOS: um estudo da Setran revelou que de janeiro a abril deste ano aconteceram 743 acidentes envolvendo motociclistas em Maringá, resultando em 68% do total de ocorrências.

A maior parte dos acidentes ocorre entre as 7h da manhã e 20h, com pico entre as 17h e 19h, principalmente às quartas e sextas-feiras e aos sábados.

Do total de acidentes registrados com motociclistas, 81% das vítimas residem em Maringá, 85% são homens e 61% têm entre 18 e 29 anos.

Dos motociclistas envolvidos em acidentes, 38% concluíram o segundo grau, 15% cursaram ou cursam o ensino superior e 55% são solteiros.

Como profissionais, a maioria dos envolvidos atua como motoboys, auxiliar de serviços gerais, balconista e entregador.

Entre os acidentados, 10% têm carteira provisória com menos de um ano de habilitação e 12% são habilitados a mais de dois anos. Entre as motocicletas envolvidas, 59% são as de 125 cilindradas.

A campanha educativa da Setran tem a parceria dos empresários maringaenses que requerem o maior número de serviços prestados por motociclistas.

Entre esses ramos de atividade estão farmácias, restaurantes, concessionárias e auto-escolas.

Mais informações: 3901-1717 (Setran)

Pmm