UEM

Pela primeira vez, líder indígena participará de banca de mestrado em História.

Pela primeira vez, líder indígena participará de banca de mestrado em História.
Almir Suruí é o chefe indígena dos Paiter Suruí (RO-MT).

Nesta quarta-feira (26), às 14h, na sala 9 do Bloco H-12, o chefe indígena dos Paiter Suruí (RO-MT) e doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Almir Suruí, será um dos membros de uma banca de defesa pública de dissertação do Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da UEM. Será a primeira vez que um indígena participará de uma banca de mestrado no Paraná. O trabalho, intitulado Os Paiter Suruí: do arco e flechas às tecnologias do Século XXI, é de autoria do pós-graduando Zeus Moreno Romero (de nacionalidade espanhola), e foi orientado pelo professor do PPH, Angelo Priori. Ainda no dia 26, Almir Suruí fará uma palestra, às 19h30, na sala 7 do Bloco H-35, sobre Indígenas e novas tecnologias. O evento será voltado ao público em geral, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, e não há necessidade de inscrição.

Almir Suruí é uma liderança indígena brasileira reconhecida internacionalmente, tendo participado de inúmeras reportagens, documentários e entrevistas. Segundo a revista estadunidense Forbes, o líder dos Suruí-Paiter foi o brasileiro mais criativo do mundo dos negócios em 2012.

Recebeu o prêmio de Heróis da Tecnologia pelo Google e de defensor dos direitos humanos pela Sociedade Internacional dos Direitos Humanos, na Suíça, e pela Bianca Jagger Human Rights Foundation. Foi considerado um dos 100 mais criativos no mundo dos negócios pela revista Fast company, em 2011. O líder indígena viajou por mais de 40 países, para expor a história do seu povo e, sobretudo, os projetos inovadores que giram em torno da economia sustentável e a utilização das tecnologias do século 21. Atualmente, Almir Suruí leciona aulas de sustentabilidade no mestrado em Geografia da Unir. Mais informações sobre os eventos pelo telefone: 3011-4895.