A Copel Telecom iniciará em março a oferta de internet ultrarrápida por meio de fibras ópticas em Maringá. Será o sexto município paranaense a contar com conexão por banda extralarga, em que as velocidades de transmissão chegam a 100 Mbps (megabits por segundo). O lançamento do serviço “BEL Fibra” no município ocorreu na noite de segunda-feira (17), na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), e contou com a presença da equipe do Moda Maringá, que disputa a Superliga Masculina de Vôlei sob o patrocínio da Copel Telecom. O marketing esportivo faz parte da estratégia da empresa para introduzir a internet super-rápida no município. "Com a expansão da banda extralarga residencial, queremos atender à demanda reprimida por internet de boa qualidade no interior do Estado, melhorando a competitividade em mercados que hoje contam com poucas alternativas de conexão", explica o diretor da Copel Telecomunicações, Adir Hannouche. O serviço é atualmente oferecido em Curitiba, Pinhais, Ponta Grossa, Irati, Ventania, Telêmaco Borba e Reserva do Iguaçu. "Depois de Maringá, nossa meta é levar a banda extralarga a outros 13 municípios até o final de 2014", afirma. Paralelamente ao BEL Fibra, a Copel Telecom também já leva internet com velocidade de 1 Mbps a Ventania e Reserva do Iguaçu, por meio do programa Paraná Conectado, que deve chegar a outros 23 municípios este ano.
As conexões do serviço oferecido pela Copel Telecom são feitas exclusivamente por meio de fibra óptica, do provedor até a casa do usuário. Embora as vendas estejam previstas para março, já é possível conhecer detalhes do produto e fazer um pré-cadastro pelo site www.copeltelecom.com.
CIDADES DIGITAISA Copel Telecom está presente em todos os 399 municípios do Paraná, atendidos a partir de uma rede de fibra óptica de mais de 25 mil km. Esta malha digital permite à empresa atuar em três frentes de comercialização de produtos: com soluções de conectividade para clientes corporativos em todo o Estado; com internet entre 20 e 100 Mbps pelo programa BEL Fibra, que estará em 21 municípios até o final do ano; e com internet de 1 Mbps para pequenos municípios no programa Paraná Conectado, com a meta de chegar a 25 cidades em 2014. Além de possibilitar a atuação da Copel Telecom como provedora de banda larga no varejo, o anel óptico também permite a integração digital das instalações do poder público nas esferas municipal e estadual. O Governo do Paraná, por exemplo, responde atualmente por 20% das conexões realizadas pela Copel Telecom no Paraná – destinadas, em boa parte, a prover escolas estaduais, hospitais e prédio públicos de acesso de alta velocidade à internet. Prefeituras e órgãos públicos municipais também já exploram a disponibilidade do backbone de fibras ópticas em seus anéis urbanos. A infraestrutura óptica é base para o desenvolvimento de programas de cidades digitais – onde os serviços públicos são levados aos cidadãos por meios virtuais – e, em parceria com provedores locais, promover a inclusão digital dos cidadãos.