CÂMARA

Vereadores mirins de Maringá realizam a sessão ordinária nesta quinta-feira (13).

Nesta quinta-feira (13), os vereadores mirins de Maringá realizam a sessão ordinária do mês, a partir das 19 horas, no plenário Ulisses Bruder, da Câmara Municipal.

Na ordem do dia, eles analisarão, em segunda discussão, projeto da vereadora Beatriz Pierini Pepi, que dispõe sobre a interdição de vias públicas ao redor de praças municipais, aos domingos e feriados, para a realização de passeios ciclísticos, atividades lúdicas, recreativas e desportivas.

Também, em segunda discussão, será votado projeto dos vereadores Giovanna Vitória Pasquini Ferro, Maria Vitória Silva Machado, Fernanda Ayumi

Ukuma, Vitor Hugo Martins Batista, Kathlyn Isabela dos Santos Alves, Rafael Shinji Sato Kita, Wesley Henrique Fagunde dos Santos e Eduardo Max Fernandes, que determina a inclusão do conteúdo programático “Atividades Circenses” no currículo do Ensino Fundamental, do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano, na rede municipal de ensino.

Em segunda discussão, estará em pauta o projeto da vereadora Giovanna Michelly da Silva Viotto, dispondo sobre a Semana Municipal de Conscientização e Educação no Trânsito.

Em discussão única, serão votados três requerimentos. A vereadora Giovanna Michelly da Silva Viotto solicita ao prefeito Carlos Roberto Pupin a previsão para a construção de abrigos para moradores de rua, em Maringá. Em caso positivo, informe o local.

Giovanna quer saber se a lei complementar 261/1998, que dispõe sobre a proteção dos lençóis freáticos e das águas dos rios, córregos e nascentes, localizadas na área do município, está sendo cumprida. Em caso negativo, decline os motivos.

Também da vereadora Giovana, requerimento solicita que se oficie ao Excelentíssimo Sr. Arthur Chioro, ministro da Saúde, moção de repúdio em relação à portaria n.º 1.253/2013, que entre outras disposições restringe o direito das mulheres, com até 49 anos, detectar precocemente o câncer de mama.