CAMPANHA

Consumidores ganham incentivo para cobrar qualidade dos produtos nos supermercados.

Representantes de 60 supermercados de Maringá e região, entre proprietários, diretores e gerentes, assinaram um termo de cooperação técnica aderindo à campanha “De Olho na Validade”. Por meio dela, todo consumidor que encontrar um produto fora do prazo de validade receberá gratuitamente uma unidade do mesmo item dentro do prazo de vencimento. Para isso, basta avisar o gerente do estabelecimento antes de pagar pela compra. O lançamento da campanha promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) foi nesta terça-feira (11), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que é apoiadora da ação, ao lado do Procon Maringá.

Todas as grandes redes de supermercados aderiram à campanha, assim como pequenos estabelecimentos, incluindo os localizados na região. “Noventa por cento das redes de supermercados de Maringá e região noroeste participam da ação”, diz o presidente da Apras Regional Noroeste, Maurício Bendixen.

Pelas normas da campanha, o produto trocado deverá ser de valor igual ao item vencido. A medida é válida apenas para mercadorias encontradas na área de vendas - antes de passar pelo caixa.

Conforme Bendixen, a campanha já está em vigor e foi bem aceita pelos estabelecimentos. “É de interesse dos supermercados manter o padrão de qualidade. Sempre estamos dispostos a oferecer o que há de melhor aos clientes”, afirma.

A campanha “De Olho na Validade” existe nos estados de Santa Catarina e São Paulo. E no Paraná o termo de implantação foi assinado em dezembro do ano passado pelo governador e pela Apras, em Curitiba.

Para o diretor do ProconMaringá, João Luiz Regiani, a campanha deve ajudar a diminuir o número de reclamações no órgão. “É um modo inteligente de fazer do consumidor um aliado no processo de fiscalização de produtos com validade expirada”.Regiani também ressalta a importância de sempre conferir o prazo de validade dos produtos antes de colocá-los no carrinho de compras.

A assinatura do termo de cooperação também foi acompanhada pelo promotor de Justiça de Proteção à Saúde, Maurício Kalache.