GERAL

Prefeitura vai recadastrar carroceiros de Maringá e região

Entre os dias 22 e 24 deste mês a Prefeitura de Maringá estará desenvolvendo uma nova etapa do projeto "Carroceiro Cidadão", que procura cadastrar e recadastrar os carroceiros maringaenses e dos municípios de Sarandi e Marialva.

O trabalho da prefeitura será desenvolvido por equipes das secretarias municipais dos Transportes, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social em parceria com o Centro Universitário de Maringá - Cesumar, 4° Batalhão de Polícia Militar, ACIM, SENAC, SESI e as prefeituras de Sarandi e Paiçandu.

Durante os três dias de realização do projeto, os carroceiros da região serão atendidos no período das 8h às 17 horas no pátio interno da Secretaria dos Transportes, localizada no prédio do antigo Aeroporto, à Avenida Gastão Vidigal, n° 421, Zona 8.

INCLUSÃO SOCIAL: se acordo com a gerente de Patrimônio e Serviços da Setran, Rosa Maria Loureiro, o desenvolvimento do projeto "Carroceiro Cidadão" se justifica pela necessidade de redução no número de acidentes envolvendo carroceiros e animais no município, além da preocupação quanto ao perfil do condutor, à segurança no trânsito e preservação da saúde e bem estar dos animais usados para tração.

Junto com o cadastramento dos proprietários de veículos de tração animal que trafegam por Maringá, Sarandi e Paiçandu também será feito o emplacamento e sinalização das carroças com materiais refletivos.

Entre as atividades da parceria, caberá à Secretaria dos Transportes (Setran) a coordenação do projeto, providenciando gratuitamente o emplacamento da carroça, a adesivagem com sinalização refletiva e o cadastramento do condutor.

A Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura ficará responsável pela orientação e fiscalização dos carroceiros nas vias urbanas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania fará a verificação dos carroceiros no sistema de Cadastramento Único que dá direito à Bolsa Família, Bolsa Escola e Programa PETI, além de estimular o trabalho através de cooperativas de reciclagem e analisar a possibilidade de inclusão das famílias nos programas de assistência da SASC.

Já a Secretaria Municipal de Saúde realizará a verificação do cadastramento dos carroceiros no Sistema Único de Saúde, proporcionando atendimento médico e laboratorial aos carroceiros através dos postos de saúde.

Mais informações: 3901-1717 (Secretaria dos Transportes)
Pmm