ACIDENTE

Acidente mata sete brasileiros no Japão

Um acidente envolvendo sete veículos em uma estrada no noroeste do Japão deixou sete brasileiros mortos no fim da tarde de sábado (5h do domingo lá).

Acidente mata sete brasileiros no Japão

Os brasileiros estavam em uma minivan, que foi atingida por um caminhão.

Outros dois automóveis engavetaram por causa do acidente e os brasileiros, que não tinham sofrido ferimentos, saíram do veículo para avaliar os estragos no acostamento quando um terceiro caminhão tentou desviar dos carros empilhados e invadiu a área, provocando as mortes.

De acordo com a polícia local, as vítimas teriam sido arrastadas por mais de 30 metros.

O motorista deste caminhão, Takehiro Matsuzaki, 39, foi preso.

Funcionários de uma fábrica de autopeças em Higa, na província de Shiga, os brasileiros voltavam de Comake, onde foram passar a noite em uma danceteria, para Omi, onde moravam.

A assessoria de Imprensa do Itamaraty não confirmou ontem o nome de nenhum brasileiro morto e informou que apenas terá dados sobre o acidente na manhã de hoje.

Mas as famílias de Márcio Tamashiro, 32, Alexsandro Teru Nishioca, 24, e Rafael Kawakami, 19, confirmaram que eles estão entre as vítimas.

Alexsandro estava havia oito anos no Japão com a mãe.

Sua irmã, Aline, que mora em Campinas, soube da morte depois de um telefonema da mãe.

O irmão de Márcio, Reinaldo, que também está no Japão a trabalho, deu entrevistas às televisões informando sobre o acidente.

Ele afirmou que a fábrica de autopeças onde as vítimas trabalhavam decretou luto neste domingo -alguns dos mortos trabalhariam no turno noturno.

Segundo ele, o irmão será cremado no Japão e os restos mortais enviados ao Brasil.

Já a família de Rafael, de Maringá, no Paraná, tentava entender o acidente.

Uma tia do jovem disse que ele completou 19 anos há dois dias e que acha que ele foi comemorar o aniversário.

Ela contou que ele foi para o Japão há seis meses trabalhar para juntar dinheiro e voltar ao país, como outros milhares de decasséguis.

Três japoneses feridos: segundo a polícia japonesa, os outros brasileiros eram jovens entre 18 e 24 anos.

Até a noite de ontem, o Consulado do Japão em São Paulo também ainda não tinha mais informações sobre os brasileiros mortos.

O acidente, que ocorreu na estrada Meishin, em Hikone, na província de Shiga, noroeste do Japão, envolveu dois ônibus, dois caminhões e três carros e deixou outros três japoneses feridos.

De acordo com o site Japan Today, um dos homens de um dos caminhões teve uma lesão nas costas e foi transportado para um hospital local.

Um casal, também japonês, que estava em um carro, sofreu ferimentos leves nas mãos e rostos.

Mais de 280 mil no Japão: Hikone é uma pequena cidade industrial com população pouco superior a 100 mil habitantes e uma zona industrial de produção de pneus, de alumínio e de artigos eletrônicos.

A região tem grande imigração brasileira.

Desde abril deste ano, a prefeitura municipal contratou um recepcionista que fala português para atender aos estrangeiros durante dois dias da semana.

De acordo com a Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD), no ano passado havia 286.577 brasileiros trabalhando no Japão, um crescimento de 4.32 % em relação ao ano anterior.

Havia, ainda, segundo o Departamento de Controle de Imigração do Ministério do Japão, 26 mil pessoas com dupla nacionalidade no país.