SUSTENTABILIDADE

Câmara de Maringá lança duas iniciativas de sustentabilidade.

A Câmara Municipal de Maringá lançou, nesta terça-feira (04), duas iniciativas de sustentabilidade que servirão de modelo no setor público brasileiro.

Evitar o desperdício e contribuir com a Natureza é o objetivo do programa Câmara Ecoeficiente que limitará o consumo de materiais de difícil degradação. Isto significará, entre outras medidas, a redução drástica na utilização de água engarrafada, cópias e cartuchos de tinta, na sede do Legislativo.

O primeiro passo neste sentido foi dado, hoje (04), com a distribuição de squeezes e canecas de inox, com tampa, a todos os servidores da Casa. Atualmente, são gastos, mensalmente, cerca de seis mil copos descartáveis (200 ml) e quatro mil copos de água mineral, para suprir a demanda interna. Paralelamente, serão agregados à rotina da Casa os ecopos, envelopes impermeabilizados que servirão para bebidas frias e quentes. Além de poupar dinheiro, estas atitudes fortalecerão a consciência ambiental de todos os envolvidos.

Outra inovação que marcará a história da Câmara é a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Seu objetivo é otimizar o trabalho dos vereadores e funcionários, tornando-o mais eficiente, seguro e transparente. A matriz foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal (TRF), da 4ª Região, em 2009, e já foi implantado com sucesso, por exemplo, nos Ministérios do Planejamento e das Comunicações, Embrapa, Anatel e Receita Federal.

Por meio dele, todos os servidores da Câmara terão acesso aos projetos, requerimentos e indicações, podendo incluir dados, fazer alterações e gerar novos procedimentos, com usuário e senha particular, visíveis a todos os usuários do sistema. Em outras palavras, todo processo (ato) será menos burocrático e mais interativo porque várias pessoas terão acesso às mesmas etapas e intervenções, cumprindo seus prazos e reduzindo a possibilidade de erro.

A fase de teste começará na próxima semana e a expectativa é que, rapidamente, todos os servidores consigam utilizar essa nova ferramenta. Desta forma, a Câmara de Maringá será a primeira Casa Legislativa do Brasil a ganhar tempo compartilhando informações entre seus departamentos.