CONSUMIDOR

Procon divulga nova pesquisa de material escolar.

O Procon de Maringá divulgou nesta quinta-feira (30), a segunda pesquisa de preços de 38 itens do material escolar, em nove estabelecimentos comerciais do município. Os preços obtidos com a segunda pesquisa foram comparados com a primeira, levando em consideração a variação ocorrida entre o início do ano e a proximidade do começo do ano letivo.

Comparado com a primeira pesquisa, o caderno de linguagem, 48 folhas-brochura, ficou mais caro e teve um aumento de mais de 1.000 %, seguido pela régua 30 cm (641,94 %), caderno de aritmética, 40 folhas-brochura (619,1 %), e caderno universal capa dura, 96 folhas-1 matéria (400 %).

O dicionário de língua portuguesa pequeno foi o produto que ficou mais barato e apresentou variação de -82,76 % seguido da cola colorida, com marca, (-82,46 %), cola bastão, 10 gramas, (-81,29 %), e cola colorida, sem marca (-71,75 %).

Na lista de produtos que tiveram maior variação de preços, apenas na segunda pesquisa, estão o caderno de aritmética, 40 folhas, brochura-sem marca (938,46 %), caixa de caneta hidrocor grossa-12 cores (825,65 %), dicionário de língua portuguesa pequeno e caderno de linguagem, 48 folhas, brochura, com marca (700 %).

O coordenador do Procon de Maringá, João Luiz Regiani, ressalta que os preços estão sujeitos a alterações diárias e destaca que a pesquisa é ainda uma das melhores formas de economia para os consumidores.

“O consumidor não deve levar em consideração apenas o preço mas também a qualidade dos produtos. A pesquisa do Procon apontou uma variação significativa entre os produtos sendo uma forma de estimular a pesquisa do consumidor também em outros estabelecimentos comerciais”, afirmou Regiani.