SANEAMENTO

Resultado de análise laboratorial da água será divulgada nesta terça-feira (28).

A Câmara Municipal de Maringá realizará uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira (28), às 9h30, no plenário Horácio Racanello Filho (plenarinho) para divulgar o laudo sobre a qualidade da água consumida na cidade.

Na semana passada, o laboratório São Camilo coletou amostras de água em cinco locais diferentes (Zona 3, Jardim Tabaetê, Jardim Paris, Jardim Universitário e Bosque 2) em função das reclamações sobre o odor e gosto de terra detectados no líquido desde o Natal. A iniciativa foi do presidente da Câmara, Ulisses Maia (SDD), com aval de todos os vereadores.

Cada amostra, com 1,2 litro de água, foi submetida à análise química (ph, cor, turbidez, matéria orgânica, cloro residual livre, sabor, odor e aspecto) e microbiológica (coliformes totais, coliformes termotolerantes e clostridium perfringes).

“Desde que tomamos conhecimento do fato, acionamos a Sanepar e solicitamos uma providência urgente. Acima de tudo, é preciso garantir a saúde da população e os direitos do consumidor. Esta situação é realmente lamentável”, comentou Maia.

O resultado desta análise laboratorial também será considerado pela CPI da Sanepar, instalada pela Câmara, em 19 de novembro do ano passado. Os vereadores Chico Caiana (PTB), Luiz Pereira (PTC), Márcia Socreppa (PSDB), Adilson Cintra (PSB) e Carlos Mariucci (PT) investigam a qualidade dos serviços prestados pela empresa; o contrato de concessão (que está vencido e é objeto de discussão na Justiça entre o município e a Sanepar); a qualificação das ações da Sanepar e o percentual que cabe à cidade e a fiscalização realizada pelo município.