TRÂNSITO

Contorno Norte já alivia tráfego das avenidas Colombo e Morangueira.

Contorno Norte já alivia tráfego das avenidas Colombo e Morangueira.
Contorno Norte tem 17,6 quilômetros de pistas duplas.

O Contorno Norte de Maringá, inaugurado na última sexta-feira (10), já recebe boa parte do trânsito rodoviário da região, aliviando o tráfego especialmente de veículos pesados nas avenidas Colombo e Morangueira. A expectativa é que pelo menos 22 mil caminhões e carretas deixem de transitar apenas pela avenida Colombo diariamente.

Equipes da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) e da Polícia Rodoviária Federal orientam os motoristas em trânsito sobre a alternativa do Contorno Norte, especialmente quem passa por Maringá pela BR-376, ligação do Norte do Paraná e Sul de São Paulo, pelas PRs 317 e 454, com a região Sul do Mato Grosso do Sul. O contorno tem 17,6 quilômetros de pistas duplas, sem interferência do trânsito urbano e sem aclives e declives acentuados.

“Para quem está somente passando pela cidade, sem necessidade de entrar em Maringá, o Contorno Norte é a melhor alternativa. Tenho certeza de que os motoristas vão optar por utilizar o contorno em vez de escolher a avenida Colombo, com muitos semáforos e travessia de pedestres”, garante o secretário de Trânsito e Segurança, Ideval de Oliveira, adiantando que em pouco tempo terá início uma campanha de orientação a pedestres e motoristas.

Outro alerta é para os moradores dos bairros cortados pelo contorno. Foram instaladas 12 passarelas para pedestres, todas nos pontos de maior travessia entre os bairros dos dois lados, priorizando o acesso a unidades de saúde e de ensino.

Além das passarelas existem transposições em seis viadutos e duas trincheiras onde o pedestre pode atravessar em segurança. “Pedimos para que os moradores que vivem nas imediações do Contorno Norte utilizem as passarelas para fazerem a travessia com segurança. Não existe motivo da pessoa atravessar pela pista”, reforça o secretário, que chama a atenção dos moradores também para as vias marginais.

O fluxo de veículos em alguns trechos das marginais é intenso e muitas vezes os motoristas não respeitam os limites de velocidade. “A Setrans está acompanhando o trânsito nestes locais, coibindo os abusos e algumas interferências vão melhorar a segurança e conforto dos moradores”, adianta Ideval de Oliveira.

As marginais do contorno vão receber reforço de sinalização e faixas elevadas de acesso às passarelas. As faixas elevadas darão mais segurança e acessibilidade dos pedestres e cadeirantes às passarelas. A Secretaria de Serviços Públicos também fará reparos nas entradas e saídas das passarelas, com roçada e asfaltamento.

O Contorno Norte é uma obra do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), construída com recursos do governo federal para facilitar o tráfego de veículos na região de Maringá.

Alerta da Setrans é para que os pedestres utilizem as 12 passarelas instaladas nos pontos de maior travessia entre os bairros dos dois lados. Além das passarelas foram feitas transposições em seis viadutos e duas trincheiras onde o pedestre pode atravessar em segurança.